Aprender a pescar? Prá quê? Compre o peixe pronto

Compartilhe

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Um programa bastante cotado entre o pessoal que mora em Istambul, na Turquia, é pescar. Claro: com mar para todo o lado, seria um desperdício não aproveitar a oportunidade que a natureza oferece. Para curtir uma atividade totalmente zen, descolar uma janta esperta, admirar a linda orla do Estreito de Bósforo, ou simplesmente papear com os amigos, é um barato que sai barato.

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Passando pela beira do mar, vai ser raro encontrar um canto onde não se veja uma vara de pescar e seu dono por perto. Em Istambul não deve faltar história de pescador.

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Mas o grande point é na Galata Köprüsü, ou Ponte Galata. Movimentada, barulhenta, tráfego intenso de carros, ônibus, bondes e pedestres, ela liga os bairros de Eminonu na parte antiga, onde fica a Mesquita Azul e Santa Sofia a área de Beyoglü, “moradia” da Torre Galata e da famosa avenida Istiklal Caddesi.

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Um dos mais conhecidos cartões postais de Istambul é a Ponte Galata repleta de pescadores. Passear a pé por ali é quase uma obrigação turística. Além de um lindo por do sol e fantásticos ângulos para fotografar, dá a oportunidade de provar o “balik ekmek”, que é um peixe no pão, verdadeira tradição gastronômica da cidade.

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Você pode escolher comer debaixo da ponte – Calma, Não se trata de decadência financeira: O pavimento inferior da ponte é ocupado por lojas e restaurantes, alguns servidos peixes, mas existem também outras especialidades e alguns cafés. Não é má idéia sentar por lá, pedir um chá de maçã e relaxar apreciando a paisagem. É só descer as escadas que ficam nas extremidades e no meio da ponte.

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Ou se preferir, comer o peixe com pão vendido nos barcos ancorados no porto de Eminonu. Esses barcos têm uma ornamentação bem colorida. Os peixes, frescos, são grelhados e servidos no pão com picles. As espinhas são removidas com maestria com o auxílio de um garfo.

Ponte Galata/Galata Köprüsü

Daí você pega seu “balik ekmek”, e se dirige às mesinhas que ficam no cais para se servir de sal, pimenta ou suco de limão. Com um pouco de sorte (o local é apinhado de gente), você consegue um banquinho para sentar e encarar o sanduba.

Leave a Reply

Your email address will not be published.