Elevando a estima por Lisboa

Compartilhe

Elevador de Santa Justa

Com sua topografia cheia de elevações, Lisboa oferece por natureza uma generosa quantidade de mirantes aos que a visitam. Conhecida como “A cidade das sete colinas”, ela é cheia de ladeiras íngremes. Para facilitar a vida dos habitantes, foram construídos diversos elevadores.

Elevador de Santa Justa

Muitos deles já não existem mais. Apenas quatro resistiram. Foram modernizados e continuam funcionando para a alegria e fôlego dos turistas. Alguns são considerados monumentos nacionais, como o elevador de Santa Justa e o de Lavra, menos cotado por ficar um pouco fora do circuito turístico básico.

Vista do Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevado do Carmo é o favorito dos visitantes por conta de sua beleza. Foi construído no início do século vinte por um discípulo de Eiffel, Mesnier du Ponsard, que caprichou no estilo exclusivamente português, o gótico manuelino – aliás, neo-gótico: o elevador não foi construído na Idade Média – ora, pois.

Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa liga a Baixa ao Chiado no Bairro Alto. Do alto, a vista é uma das mais bonitas de Lisboa. Dá para ver o Castelo de São Jorge, a Igreja e o Convento do Carmo, o rio Tejo e a Baixa Pombalina. Em cima da torre tem um café cujo acesso é através de uma escada em espiral. Daí o ângulo permite também admirar a Praça do Rossio.

Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa fica na Rua de Santa Justa, na Baixa. Para chegar lá de metrô, desça na estação Baixa-Chiado. No inverno funciona todos os dias das 7 às 21 horas. No verão, de segunda a sábado das 7 às 23 horas e domingos e feriados das 9 às 23 horas. O bilhete custa o mesmo preço que uma passagem urbana. Se você for o feliz portador de um passe de 24 horas (olhe aqui), a viagem já está paga. Caso contrário, a bilheteria fica na parte de trás da torre, embaixo dos degraus na Rua do Carmo.

Vista do Elevador de Santa Justa

A propósito: As sete colinas de Lisboa são: Colina de São Jorge ou do Castelo (Mouraria), Colina de São Vicente (Alfama), Colina de Sant’Ana (Anunciada), Colina de Santo André (Graça), Colina das Chagas (Carmo), Colina de Santa Catarina (Camões) e Colina de São Roque (Bairro Alto). Veja também no sítio da Carris os outros ascensores de Lisboa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.