O Bazar Egipcio em Istambul

Compartilhe

Bazar Egipcio

Desde os tempos em que se chamava Constantinopla, Istambul mantém a tradição do comércio como uma das mais importantes atividades econômicas. Em muitos lugares da cidade, especialmente na parte mais antiga a venda continua sendo um verdadeiro ritual onde a barganha é uma instituição.

Bazar Egipcio

Existem variações em torno do mesmo tema, mas em geral a brincadeira funciona assim: O comerciante percebe o interesse de seu eventual cliente e oferece a ele um chá. Aí começa a negociação. O preço é discutido quase como uma encenação teatral. Para começar o vendedor não revela o valor. Ele vai enumerar todas as qualidades de seu produto. E isso demora…

Bazar Egipcio

Depois de um bom tempo e muita saliva gasta, finalmente ele revela o segredo. E é um valor sempre absurdamente alto. Aí é a vez de o freguês se fazer de desinteressado ou mostrar seu estado de choque com uma cara apavorada. A guerra então começa. O vendedor enumera outros efeitos especiais da maravilha que está oferecendo. O cliente então contra ataca dizendo que já encontrou a mesma coisa por um quarto daquele valor.

Bazar Egipcio

O vendedor reduz o preço pela metade. É a vez de quem compra começar a se retirar da loja. É seguido e ouve a pergunta: Quanto quer pagar? A discussão continua até uma das partes cansar ou se dar por vencida e aí a mercadoria é vendida. É muito trabalhoso, mas tem quem curta o jogo.

Bazar Egipcio

Não é regra, mas é isso o que normalmente acontece nos bazares de Istambul, principalmente quando a mercadoria é de artigos não perecíveis. Mas a fórmula também é utilizada no Misir Çarsisi, ou Bazar Egípcio, também conhecido como Mercado de Especiarias.

Bazar Egipcio

Bem menor que o Grand Bazaar (veja aqui), e menos procurado por turistas, O Misir Çarsisi ou Bazar Egípcio é tão ou mais interessante. Focado na venda de especiarias e artigos alimentícios, também tem lojas com roupas, luminárias, e souvenires com preços menores que o famoso colega.

Bazar Egipcio

A palavra “misir” em turco pode significar cereal ou Egito, daí o nome do mercado. O Misir Çarsisi foi erguido em torno de 1660 para arrecadar fundos para a construção da Mesquita Nova, a Yeni Camii logo em frente,que merece também uma visita.

Bazar Egipcio

Era nesse bazar que antigamente os cozinheiros dos palácios compravam os preciosos ingredientes para preparar os suntuosos banquetes dos sultões.

Bazar Egipcio

Antes de chegar à entrada, já se fica inebriado com os aromas de café, ervas e especiarias que o mercado e as lojas no entorno exalam. Istambul definitivamente não é um bom destino para quem está de dieta.

Bazar Egipcio

E nesse mercado as melhores intenções são sepultadas com requintes de crueldade. Muitas lojas oferecem provas dos seus produtos. Fica difícil resistir.

Bazar Egipcio

Aí começa o espetáculo: Especiarias, cada uma mais colorida que a outra, perfumes com aromas originais de sândalo, âmbar e gardênia, temperos, ervas medicinais, mel, doces típicos turcos, barras de mel com frutos secos, chás de flores ou frutas, pistaches frescos e enormes, amêndoas, frutas secas ou cristalizadas, azeites e azeitonas de todas as qualidades, cafés das mais variadas espécies, grãos e sementes, carnes curtidas, embutidos, queijos, o procuradíssimo caviar e mais e mais.

Bazar Egipcio

Há muita gente que considera esse mercado mais interessante que o Grand Bazzar. Na dúvida visite os dois. Ou deixe um de fora de propósito, para ter uma boa desculpa para voltar a Istambul.

Bazar Egipcio

O Bazar Egípcio ou de Especiarias fica no bairro de Eminonu, na Cami Meydadi Sokak. Funciona de segunda a sábado das 8 até as 19 horas. Para chegar lá, pegue o tram linha 1, Kabatas-Zeytinburnu, e desça na parada Eminonu.

5 thoughts on “O Bazar Egipcio em Istambul”

  1. Vamos à Turquia dia 23/03/2011.
    Estou preocupadíssima,pois não tenho hábito de pechinchar.
    No Grand Bazaar…Que faço? Não compro nada?

    Suely Saragiotto – Serra Negra – SP -Brasil

  2. Vamos à Turquia dia 23/03/2011.
    Estou preocupadíssima,pois não tenho hábito de pechinchar.
    No Bazar Egipcio…Que faço? Não compro nada?

    Suely Saragiotto – Serra Negra – SP -Brasil

  3. Oi Suely,
    Fique tranquila. Também não tenho hábito de pechinchar e acho que teria vergonha de fazê-lo, ainda mais com meus conhecimentos de turco se resumindo aos por favor,obrigado,entrada, saida, bom dia e sem pimenta. Não se esqueça que a linguagem corporal é sempre mais eloquente do que a verbal. Acho que depois de perguntar o preço,fazer cara de pouco interesse e começar a se afastar da loja já é uma forma de pechinchar.
    Eu encarei o Grand Bazaar mais como uma atração turística. As poucas compras que fiz, e achei os preços semelhantes, foram na famosa rua Istiklal Caddesi ou nos enormes e confortáveis shoppings – Fui no Cevahir (ao lado da estação de Metrô Sisli) e no Kanyon (estação Levent).
    Não sou um bom exemplo de consumidora – acho sempre que estou perdendo tempo de passeio. Guardo um arrependimento por não ter comprado um jogo dos típicos copinhos que eles usam para tomar chá. Mas eu volto…
    Vai com fé. Existe aí uma convergencia de interesses: Voce querendo comprar e o vendedor querendo vender. Além do mais,pechinchar não é obrigatório. Não esqueça de levar esticado no fundo da mala um ou dois metros daquele plástico com bolhas para embrulhar aqueles pratos maravilhosos que vendem por lá.
    Faça uma excelente viagem e aproveite a beleza desta excepcional cidade.

  4. Olá. Vamos à Turquia e Grécia, agora, dia 03/07/11. Ñ estou preocupada com a “pechinhca”, mas com o peso das malas, isto é, qt REALMENTE posso carregar em cada mala pra voltar? Pode me dizer? Qt às compras, tanto na Grécia qt na Turquia, já estou trinando pra fazê-las-hrsrs! Vou preferir compra no Bazar das pulgas em Atenas e no Bazar Egípcio em Istambul; ví muitas fotos deste último e já estou “sofrendo de formigamento manual e OLHÍSTICO”! Nossa qt coisa linda e perdidamente sem utilidade, mas q eu adorei!
    Obrigada. Qd eu voltar conto o q fiz. Bjs Lais Stefani

  5. Oi Lais,
    Você não especificou de qual cidade é a sua volta para o Brasil, nem como será o transporte entre a Turquia e a Grécia(ou vice e versa). Imagino que possivelmente seja parte de um cruzeiro marítimo. Normalmente os limites de peso de bagagem são informados junto com a passagem. Quanto à viagem grande de avião,a franquia depende da política de cada empresa aérea e varia conforme a classe tarifária. A maioria dos vôos partindo do Brasil em classe econômica permite trazer até duas malas até 32 quilos.Dê uma espiada no site ou telefone para a sua voadora para conferir as regras.
    Seu destino é lindo demais… Aproveite e compre um monte de futilidades – as coisas “uteis” só servem para criar mais trabalho em nossas vidas. Boa viagem, e se precisar de ajuda, estamos aí.

Leave a Reply

Your email address will not be published.