Quem tem fome, tem pressa

Compartilhe

Um viajante apressado, faminto e com pouco dinheiro tem uma prática e original maneira de se alimentar na Holanda. Sem qualquer barreira linguística é possível saborear a qualquer hora do dia e, em algumas lojas, até bem tarde da noite um típico e popular croquete. Não é necessário falar holandês nem qualquer outro idioma. Na verdade, não é preciso falar nada.

Comida de parede

Lá existe a pitoresca “comida de parede”, oferecidas por algumas lojas de” fast-food”. A mais conhecida é a FEBO, uma verdadeira instituição holandesa. Para conhecê-la, não é difícil, basta encontrar uma das muitas filiais desta rede ou de outras que copiaram a idéia. Ao entrar, uma curiosa visão : Paredes repletas de pequenos fornos com uma janelinha de vidro. Dentro de cada uma deles, um pratinho de papelão com um salgadinho dentro.

Comida de parede

Cada coluna de janelas oferece um tipo de salgado diferente. A variedade não é grande. Tipicamente você vai encontrar Frikandel (uma espécie de salsicha), Kaassouffle (bolinho de queijo frito), Bami ou Nasi (bolinhos com recheio de arroz), e o famoso “Kroket” que pode ser de carne, frango, vegetariano, com pimentas especiais, sem pimenta – todo dia tem um sabor em promoção. Tudo o que você precisa fazer é escolher, colocar a quantia certa em moedas no compartimento ao lado, abrir a portinha e pegar a bandeja com o salgado.Lembre-se que não há troco. Por causa disso, muitas lojas também possuem uma máquina que troca cédulas por moedas.

Comida de parede

Durante o horário comercial, algumas lojas da rede FEBO oferecem, além da comida de parede, frango frito, hambúrgueres e batatas fritas. Esses são servidos por funcionários humanos em um balcão convencional igual a qualquer rede de “fast-food”. De noite funciona apenas o “self-service”. A fórmula é interessante, pois com isso, o empresário pode manter a loja aberta até altas horas, oferecendo produtos baratos, pois não arca com os elevadíssimos custos trabalhistas holandeses.

Comida de parede

A comida de parede é algo que dificilmente será encontrada fora da Holanda, portanto, experimentar é uma divertida obrigação. Embora não seja uma alternativa saudável, nem os salgados deliciosos, é uma opção extremamente barata e simples. Para quem sai da balada morrendo de fome é uma mão na roda. De madrugada chega a fazer fila. Não perca a oportunidade de saborear um ou mais “Kroketten uit de muur”. ”Eet smakelijk!” – Bom apetite!

Comida de parede

Leave a Reply

Your email address will not be published.