A poderosa “Lonja de la Seda” em Valencia

Compartilhe

La Lonja de la Seda

Um destino bastante procurado por europeus, principalmente durante o verão, é a cidade de Valencia, na Espanha. Com uma vida noturna bastante animada, programação cultural variada, praias espetaculares e temperatura agradável durante todo o ano, não poderia ser diferente. Seu movimentado porto é o maior na costa do Mediterrâneo, recebendo enorme quantidade de navios de cruzeiro e hordas de visitantes.

La Lonja de la Seda

Valencia é a terceira maior cidade da Espanha, depois de Madri e de Barcelona. Tem sempre alguma coisa interessante acontecendo por lá. O famoso festival das “Fallas” em março, corridas de Formula1, eventos, congressos e “fiestas” que se prolongam até a madrugada. Não existe a possibilidade de tédio nessa vibrante cidade.

La Lonja de la Seda

Por sua estratégia localização, na cara do Mar Mediterrâneo, desde a Idade Média a cidade Valencia foi uma potência com enorme importância no comércio marítimo. Uma das provas materiais dessa imensa riqueza permanece de pé até hoje. Sua beleza e relevância histórica foram reconhecidas pela UNESCO, que incluiu “La Lonja de La Seda” ou “Lonja de los Mercaderes” na lista de patrimônios da humanidade.

La Lonja de la Seda

Visitar “La Lonja” dá uma idéia do prestígio e desenvolvimento que a cidade alcançou no século XV. A construção é em estilo gótico, coisa rara de encontrar em edificações não religiosas. A imponente “Lonja” era a bolsa de mercadorias. Já na entrada se percebe que a poderosa atividade mercantil na cidade era coisa séria. A grandiosa “Sala de Contratación” impressiona com suas altíssimas colunas espiraladas. Nesse salão , incalculáveis fortunas foram negociadas.

La Lonja de la Seda

À esquerda da “Sala de Contratación” fica a torre com uma pequena capela dedicada à Imaculada Conceição. Mais adiante se chega ao tranquilo “Patio de los Naranjos”, com seus bancos à sombra das laranjeiras, permitindo ao visitante descansar e observar as assustadoras esculturas da fachada.

La Lonja de la Seda

O pátio dá acesso ao Pavilhão do Consulado, Ali ficava a sede do “Consulado del Mar”, que foi o primeiro tribunal criado na Espanha para julgar as pendengas mercantis. Dependendo do veredito, o Tribunal determinava a prisão dos comerciantes insolventes (Olha que prático!) ali mesmo na torre.

La Lonja de la Seda

Se outrora foi cenário de agitadas atividades comerciais, a “Lonja de La Seda” não ficou relegada à silenciosa e estática função de monumento.

La Lonja de la Seda

O esplendido salão é hoje em dia utilizado para exposições temporárias e concertos. Aos domingos, das 8 às 14 horas acontece uma feira de selos e moedas . O trabalho em madeira do teto e o piso do “Consulado del Mar” são belíssimos, não deixe de prestar atenção.

La Lonja de la Seda

A “Lonja de La Seda” fica na Plaza del Mercado, s/n. Funciona de terças aos sábados das 10 às 14 horas e das 16:30 às 20:30horas. Nos domingos e feriados das 10 às 15 horas. A entrada é gratuita e há a opção visitas guiadas de 30 minutos em espanhol a cada hora cheia. No Pavilhão do Consulado a cada 20 minutos é exibida uma projeção que conta a história e explica detalhes da arquitetura da “Lonja”.

La Lonja de la Seda

Visitar Valencia é uma experiência muito agradável. A cidade é alegre e oferece atrações para crianças de todas as idades, como o seu bonito centro histórico e o fantástico complexo da “Ciutat de les Arts i les Ciències” projetada pelo brilhante arquiteto Santiago Calatrava para sua terra natal, motivo principal de minha visita. O Oceanário é uma atração imperdível.

La Lonja de la Seda

Aproveite para ver os trabalhos em renda artesanal vendidos na Plaza Redonda, próxima à “Lonja”, e não vá embora sem saborear a famosa Paella Valenciana. Valencia é um concorrido local para exposições, convenções e simpósios. Por conta disso os hotéis estão sempre cheios. Se você pretende visitar a cidade, providencie o quanto antes acomodação para não passar por apertos.

Para saber mais:

http://www.valencia.es/ayuntamiento/cultura.nsf/vDocumentosTituloAux/6300F5507445AFE7C12572AB002708CE?OpenDocument&bdOrigen=ayuntamiento%2Fcultura.nsf&idapoyo=?=1&nivel=5_5

http://www.jdiezarnal.com/valencialalonja.html

2 thoughts on “A poderosa “Lonja de la Seda” em Valencia”

Leave a Reply

Your email address will not be published.