Perseguição Implacável: Hotel- Primeira parte

Compartilhe

LondresLondres

Viajar é sempre bom, principalmente quando tudo dá certo. A parte mais difícil do planejamento é a escolha da hospedagem. É um quesito que pode arruinar facilmente as tão sonhadas férias. Essa é a parte mais maçante e que toma mais tempo nos meus roteiros. Preciso combinar um bom serviço com um orçamento apertado. Por maior que seja o trabalho sempre haverá risco, pois a pesquisa é feita a partir de indícios e opiniões.A certeza só vem depois que fechamos a conta.

BerlimBerlim

Uma das primeiras coisas a ser estudada é a área da cidade mais conveniente aos nossos propósitos. Se estivermos de passagem por uma noite embarcando cedo em um trem, a proximidade da estação pode garantir mais horas de sono e menos deslocamentos. Se tivermos pouco tempo para conhecer atrações, o ideal é ficar perto delas. Se a permanência é maior e a cidade é bem servida por transportes, dá para escolher uma sossegada área residencial. Em uma viagem de carro, é adequado procurar uma região menos central, onde seja fácil estacionar.

BarcelonaBarcelona

Igualmente importante é determinar a natureza da viagem e o perfil do viajante. Se estivermos viajando sozinhos interessados em museus e monumentos, precisaremos de um hotel seguro, centralizado ou bem conectado com os transportes públicos. Se fizermos parte um grupo de amigos, que vai assistir a um show ou quer fazer amigos, a atmosfera alegre e interativa de um hostel cai como uma luva. Se o grupo é composto de crianças ou idosos, um hotel com um bom nível de serviços e conforto é indispensável. Se em dupla para namorar, e querendo curtir a “night”, um pequeno e romântico hotel escondidinho, porém perto de onde as coisas acontecem é a pedida.

ValenciaValencia

Hora de aplicar outros filtros subjetivos: Eu, por exemplo, sou uma enjoada, minha lista de exigências supera facilmente a de uma estrela do rock. Não consigo dormir em um quarto com chulés desconhecidos, prefiro não dividir banheiro, a não ser que seja para ficar apenas por uma noite e num lugar ultra conveniente e não suporto lugares com “curfew” (toque de recolher). Preciso de uma cama limpa, confortável num lugar seguro, com boa conexão para a Internet e… BARATO. Dificilmente procuro baladas, reservando a noite para caminhadas (excelentes fotos), meu interesse é arte, comida e arquitetura. Como sou mulher e viajo em grupos pequenos, também não procuro bairros afastados ou regiões com vendedores de drogas na porta do hotel ou batidas policiais no quarto ao lado.

EdimburgoEdimburgo

Por outro lado, ao contrário das celebridades, não faço questão de toalhas brancas, vista panorâmica, televisão a cabo, sauna, massagem ou academia no hotel. Um elevador ou um andar baixo na falta deste é desejável. Como viajo relativamente leve, não preciso de ninguém para carregar as malas para o quarto, nem levá-las para um taxi. Dispenso sem problemas o café, que pode ser mais interessante no bistrô ali na esquina. Dificil, não? Embora cada pessoa seja diferente da outra, todas querem fugir de amolações na hora do sagrado repouso.

MadriMadri

Estabelecidos esses critérios, muitas possibilidades furadas, já são descartadas. Agora, é partir para a pesquisa na Internet. Os fóruns de viajantes são fontes indispensáveis de informações não só em relação á escolha de hotéis, mas transportes ou segurança de uma área. A maioria é em inglês, mas com a ferramenta de idiomas do Google não existem barreiras. Para encontrá-los digite no Google “travel forums”. Entre outros surgirão os excelentes Trip Advisor, Virtual Tourist,Lonely Planet,Travellers Point,e os brasileiros que não fazem feio: Mochileiros e Vou de Mochila.

RoterdamRoterdam

Por essas e outras, acho uma enorme “saia justa” indicar um hotel a qualquer pessoa. Aquilo que é inegociável para mim, pode ser completamente irrelevante para outro e vice e versa. O assunto dá panos para mangas.

Continua

4 thoughts on “Perseguição Implacável: Hotel- Primeira parte”

  1. Muito bom o o seu relato, realmente a parte mais dificil é a escolha do hotel, estou passando por isso agora, pois estou tentando unir custo x benefício na escolha do hotel, pois planejo ir a Paris, Amsterdam, Berlim e finalmente Praga…Se tiver alguma dica, agradeço.

    Abs

  2. Olá,
    Basicamente consulte foruns de viajantes e resenhas de pessoas que já se hospedaram nos hoteis que possam interessar. Isso aumenta a possibilidade de que tudo dê certo.

  3. Oi Marcus,
    Como você deve ter lido nos posts, indicar hotel é uma tremenda saia justa. Cada pessoa tem um nível de exigência/expectativa diferente das outras.Já quebrei muito a cara porfazer indicações, até porque um hotel que hoje é maravilhoso pode decair em curto espaço de tempo.

    Para manter meu vício de viajante escolho hotéis econômicos e consulto as resenhas do “Tripadvisor”. Graças a isso,(e talvez sorte) até hoje não tive nenhuma experiência ruim.

    De maneira geral a grande maioria dos hotéis econômicos em Paris oferece pouco e não são baratos. Em Berlim há um certo orgulho em acolher visitantes e as pensões, apesar de um tanto espartanas oferecem limpeza, segurança e bons cafés da manhã a preços razoáveis. Em Praga além dos hotéis existe bastante oferta de apartamentos com bons preços. A receita é pesquisar e pesquisar. Dá trabalho, mas literalmente durante seu passeio você poder chegar a noite e colocar sossegadamente a cabeça no travesseiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.