Cabine de Telefone Público – Uma espécie em extinção

Compartilhe

Há bem pouco tempo uma das primeiras coisas que um turista fazia ao chegar a um país estrangeiro era do hotel fazer uma ligação telefônica avisando que tinha chegado bem ou sair em busca de cartões telefônicos, de preferência baratos, para de um telefone público falar com a família ou os amigos.

Atenas, GréciaAtenas, Grécia

Isto era uma complicação, pois as lojas de cartões “baratíssimos”, via de regra, ficavam em um bairro diferente do que se estava hospedado. Para piorar, até completar a chamada muitos neurônios eram gastos. Era e ainda é preciso apertar um monte de teclas fora o código cheio de dígitos, e mais: cada país utiliza um cartão diferente. Para não desperdiçar os créditos, no último dia de estada era um tal de ligar para tias, primos, amigos dos amigos, padaria da esquina de casa… Chegando a outro país começava tudo de novo.

Amsterdam, Holanda Amsterdam, Holanda

Apesar de essa modalidade de comunicação ser ainda procurada por turistas, existem outras alternativas mais práticas e em alguns casos mais baratas, como é o caso do Skype. Quem viaja com seu computador consegue se comunicar de qualquer lugar onde haja uma conexão com a Internet. E isso é facilmente encontrado “de grátis” em muitas áreas públicas. Para fazer uso dessa comodidade, basta abrir uma conta e comprar alguns créditos.

Londres, inglaterra Londres, Inglaterra

Caso o computador não seja levado, sempre se pode entrar em um cyber café, pagar alguns minutos e fazer as chamadas para o telefone dos que ficaram em casa usando o Skype. As ligações de computador para computador são gratuitas: antes de viajar, reserve um horário específico para essa atividade e avise para aqueles que quer mandar e receber notícias para ficar a postos online.

Nimes, França Barcelona, Espanha
Nimes, França                                                                                    Barcelona, Espanha

Se a estada em um único pais é razoavelmente prolongada, e se o aparelho de telefone celular é no padrão GSM, pode ser interessante comprar um chip local pré pago. Pesquise entre as diversas operadoras de telefonia do país visitado as tarifas, impostos e condições para fazer chamadas internacionais.

Roma, ItáliaRoma, Itália

Usar o próprio celular fazendo o “roaming” através da nossa operadora ainda está caro, mas já foi pior. Como o mercado de telefonia é bastante competitivo a tendência é de queda no valor das ligações. Para avisar aos nervosos de casa que o avião não caiu, uma alternativa menos dispendiosa e imediata é utilizar o serviço de mensagem de texto. Antes de viajar, consulte os valores e informe à sua operadora quais os países que pretende visitar.

Madri, Espanha Madri, Espanha

Está faltando pouco tempo para que os telefones públicos sejam transformados em peças de museu. Cada vez mais as cabines, algumas bizarras, outras apenas criativas estão sumindo da paisagem das cidades. É um processo natural e irreversível. Uma procura pequena não justifica a manutenção de tantos aparelhos.

Haia, Holanda Paris, França
Haia, Holanda                                                                                     Paris, França

Aproveito para prestar aqui uma pequena homenagem a esse outrora popular serviço, que já teve participações de destaque em filmes e peças de teatro. Algum dia essas imagens serão relíquias para mostrar aos netos.

Curiosidades e fotografias de telefones públicos pelo mundo:

http://www.telephonetribute.com/payphones.html

http://www.worldpayphones.com/europe/index.htm

http://www.payphone.org.uk/

Leave a Reply

Your email address will not be published.