O heróico “Buneco”do Google Maps

Compartilhe

Desde que me entendo por viajante, cultivo o estranho hábito de durante as férias fazer fotografias em homenagem àqueles de quem gosto e que ficaram aqui na terrinha. Talvez movida por saudade, ou para que aquela pessoa vendo as imagens na volta saiba, que apesar de longe, meu pensamento estava com ela.

Nas minhas “fotolembranças” sempre tem alguma coisa para as minhas sobrinhas. Não sei é por elas, mas o fato é que adoro fotografar bonecos ou bonecas em portas de lojas. Apesar de me esforçar para trazer novidades, elas não dão à mínima. Isso não me abala nem um pouco, e a coleção aumenta a cada viagem.

Em Madri
Madri, Espanha

Em Siena
Siena,Italia

Em Haia
Haia, Holanda

Em Paris
Paris, França

Em Haia
Haia, Holanda

Em Paris
Paris, França

Em Edimburgo
Edimburgo, Escocia

Em Montpellier
Montpellier, França

As fotos desses simpáticos bonecos e bonecas estão aqui para dar boas vindas à chegada do famoso boneco amarelo ”Pegman”, mascote e, ícone do recurso “vista da rua” do Google Maps, agora disponível para algumas cidades no Brasil. A” vista da rua” é um passeio virtual pelas ruas que permite visualizar com um ângulo de 360 graus o ponto de vista de um motorista.

O Google Maps foi um divisor de águas na minha vida de turista. Essa utilíssima ferramenta tem fundamental importância no sucesso dos meus planejamentos de viagem. As diversas funções abrem um infinito leque de possibilidades para o usuário, mas o meu xodó é a “vista da rua”. Criei tanta intimidade, que rebatizei o pequeno ícone de “Buneco”.

Pegman

“Buneco” é o meu herói. Ele já me salvou de inúmeras roubadas. Entre outras funções, descubro com ele que um caminho que planejava fazer a pé não tem calçadas ou passa por um viaduto ou túnel. Algumas atrações listadas em roteiros foram eliminadas porque mandei “Buneco” investigar e descobri que não tinham tanto valor. “Buneco” já me convenceu da necessidade de conhecer Helsinque na Finlândia, ver como era a entrada de um hotel aonde chegaria tarde da noite e o caminho mais curto, me ensinou a andar em Siena e quando volto ainda auxilia na identificação dos locais onde tirei fotografias.

Usar os serviços de “Buneco” é muito fácil. Para obter um ponto de vista como se estivesse em uma determinada rua, é preciso digitar na barra de pesquisa do Google Maps o nome dela, a cidade e o país. Vai aparecer um mapa, e dentro dele, no lado esquerdo surge um direcionador de movimentação, um de zoom e “Buneco”. Basta arrastar o ícone do bonequinho para dentro do mapa, sobre essa rua. Uma vez carregada a imagem, pode-se girar 360 graus e ver tudo que há em volta, ou andar para qualquer direção, clicando em cima das setas que aparecem no chão.

Os recursos do Google Maps não param por aí. Todos as atrações dos meus roteiros são marcadas e divididas por dias de visita e ordenadas por proximidade. As informações são passadas para o telefone que levo e dá inclusive para fazer uma estimativa do tempo de locomoção a pé. Com isso, fico sabendo se o planejamento para aquele dia é viável ou não. Mais moleza, impossível.

Tutoriais do Google Maps

http://maps.google.com/support/?hl=pt-BR

http://maps.google.com/support/bin/topic.py?topic=28902

Leave a Reply

Your email address will not be published.