Vincennes:Um château para quem não tem tempo

Compartilhe

Château de Vincennes

Uma das boas lembranças que guardamos de nossa infância são as historinhas que os mais velhos carinhosamente nos contavam. O enredo padrão incluía sempre reis, rainhas, príncipes, princesas e seus reinos, lutas pelo poder e fofocas com o indefectível triunfo do bem sobre o mal.

Château de Vincennes

Os cenários não podiam ser mais inspiradores: enormes campos floridos, misteriosas florestas, vilarejos onde moravam os personagens responsáveis pela parte bem humorada da trama e no alto da colina, o imponente castelo.

Château de Vincennes

Por conta dessas memórias afetivas, muita gente grande tem vontade de conhecer um castelo de verdade. Tão logo coloca os pés na Europa quer visitar pelo menos unzinho. Esse, sem dúvida, é o continente certo. O que não falta por lá são castelos cercados por campos e florestas, ou seja: afastados das cidades, no meio da estrada.

Château de Vincennes

Uma pessoa que tem pouco tempo de férias acaba privilegiando as grandes cidades, com maiores possibilidades de atrações e acaba deixando a idéia do castelo de lado. Mas toda a regra tem exceções e Paris, a mais visitada capital do mundo, tem uma tão próxima que dá para se chegar lá de metrô.

Château de Vincennes

O Château de Vincennes fica no final da linha 1 do metrô. Para quem está no centro da cidade a viagem demora cerca de 20 minutos. Dá um susto ir subindo as escadas da saída da estação e dar de cara com a entrada de um castelo.

Château de Vincennes

O Castelo é na verdade uma fortificação com direito a todos os efeitos especiais que um “castelófilo” pode querer: Uma capela com bonitos vitrais, torre com acesso por escada espiral, ponte levadiça, muralhas e um fosso do lado de fora.

Château de Vincennes

Parte do Château de Vincennes é ocupada pelo Serviço Histórico da Defesa, ou seja, ele não é inteiramente visitável. Apesar de o passeio ser muito interessante, não espere encontrar uma exposição de objetos e mobiliário suntuosos nem jardins ou fontes artísticas como em Versailles. Por outro lado, você não vai disputar um lugar com uma multidão e terminando a visita, em poucos minutos estará de volta ao coração de Paris.

Château de Vincennes

Château de Vincennes

Dispondo de um pouco mais de tempo, o programa pode incluir uma visita ao Parc Floral e ao Bois de Vincennes. Outra agradável pedida,aproveitando já estar na área, é conhecer a graciosa cidade de Vincennes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.