Ilha de Kampa–Um oásis no coração de Praga

Compartilhe

Vista do Castelo de Praga

Por ser uma cidade absurdamente linda Praga vive entupida de turistas. Caminhar pelas ruas de bairros turísticos como Stare Mesto ou Mala Straná requer destreza e bons reflexos para não deixar pedaços de DNA dos ombros ou dos pés na Republica Tcheca. O trajeto mais óbvio e bonito ligando esses dois cantos da cidade é atravessando a lendária Karlov Most ou Ponte Carlos.

Ilha de Kampa

Para fugir um pouco dos esbarrões e pisadas nos pés, bem ali, junto da ponte que provavelmente é a atração mais visitada de Praga, existe um recanto tranquilo e pitoresco, alcançado em menos de um minuto: A ilha de Kampa.

Ilha de Kampa

Kampa, que na verdade é uma península, fica debaixo da Ponte Carlos, na margem esquerda do rio Vltava. O acesso é por uma escadaria que fica um pouco antes do final de Karlov Most. Essa escadaria já tirou a tranqüilidade da ilha de Kampa, pois serviu de cenário para Tom Cruise no filme “Missão Impossível I”.

Ilha de Kampa

Esse verdadeiro oasis é o lugar perfeito para uma refeição ou uma bebida. Com diversos restaurantes cafés e lojinhas na praça principal, Na Kampe, é de uma paz revigorante. Na ilha fica o aprazível Kampa Park, uma área verde perfeita para uma pausa na missão quase impossível que é enfrentar a horda de colegas visitantes ali em cima na ponte.

Na Kampe, Ilha de Kampa

Nesse pequeno paraiso costumavam morar pintores, poetas e atores. A Ilha de Kampa abriga o excelente Museu Sovovy Mlyny, uma galeria com um deslumbrante acervo de esculturas, pinturas, e gravuras contemporâneas, com destaque especial para os artistas tchecos e da Europa Central. Grande parte do acervo foi reunido durante o período da guerra fria.

Muro de Lennon, Ilha de Kampa

É lá que também se encontra (ou se esconde) o Muro de Lennon que é visitado pelos admiradores do artista, e conta um pouco da história recente de Praga, ainda sob o regime comunista. Supostamente, no dia do assassinato de John Lennon alguns jovens pintaram um tributo à paz no muro. Na época isso era um atentado criminoso, severamente punido. Mais e mais pessoas vinham e pintavam. A polícia não podia fazer nada, pois o muro ficava junto da embaixada francesa e qualquer intervenção iria gerar uma enorme publicidade negativa pelo mundo.

Muro de Lennon, Ilha de Kampa

Essa obra de criação coletiva dinâmica está lá até hoje. Continua recebendo contribuições e mudando sempre. Consta que esse muro, um libelo sem violência à liberdade de expressão, foi uma das inspirações para a Revolução de Veludo. Mais uma das lendas urbanas de Praga?

Muro de Lennon, Ilha de Kampa

A Ilha de Kampa é separada do bairro de Mala Strana por um pequeno canal, o Certovka, que dá um certo ar de Veneza ao lugar. Por muito tempo aquela área era apenas ocupada por jardins e moinhos de água.Ainda existe por lá um antigo e bem bonito, o “Velkoprevorský mlýn”. Quando estiver em Praga, não esqueça de reservar um pouco do seu tempo para descobrir Kampa, um discretísimo tesouro.

2 thoughts on “Ilha de Kampa–Um oásis no coração de Praga”

  1. Vá mesmo: a cidade é um espetáculo. Já tem um bom tempo que planejo voltar…

Leave a Reply

Your email address will not be published.