Fazendo papel de trouxa

Compartilhe

É impossível ficar imune ao bombardeio da mídia, principalmente quando se trata do lançamento planetário de uma mega produção cinematográfica. O enorme estardalhaço em torno da estreia da primeira parte do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, me fez lembrar a sucessão de trapalhadas durante minha última visita a Londres.

Millennium Bridge
Millenium Bridge que aparece em “O Enigma do Príncipe”


Minha irmã, mãe de três fãs do famoso bruxinho fazia parte da trupe. Com saudade dos pimpolhos resolvemos homenageá-los visitando e fotografando para eles algumas das locações das filmagens. Chegamos até a pensar em ir para o interior da Inglaterra, mas felizmente mudamos de idéia. Ainda bem que não saímos de Londres – A quantidade de roubadas ficou em níveis quase honrosos.

Estação Kings Cross
Estação Kings Cross que aparece em “A Pedra Filosofal”


Nossa primeira parada seria a entrada do Ministério da Magia que aparece no filme “A Ordem da Fênix”. A locação foi feita em Scotland Place esquina com Great Scotland Yard, bem perto da Trafalgar Square. A chuva que caía se tranformou em verdadeiro aguaceiro, mas isso não foi suficiente para diminuir nossa disposição. Ao chegarmos lá, encontramos a rua em obras, tapumes e cercas de arame, impossibilitando qualquer tentativa de fotografia.

Scotland Place c/ Great Scotland Yard

Em outro dia, fomos procurar a entrada do Caldeirão Furado onde Harry desceu do “noitibus” no “Prisioneiro de Azkaban”. A porta fica bem embaixo do viaduto, na Stoney Street 8, junto ao Borough Market. O resultado? Uma floricultura. Nada a ver.

8, Stoney Street

Mas estávamos imbuídas e insistimos: Fomos fotografar a entrada lateral do Caldeirão Furado, pelo Beco Diagonal. A cena foi gravada para “A Pedra Filosofal” em Bull’s Head Passage no Leadenhall Market. Chegamos na hora do almoço. Estava cheio de gente e a porta… Nada feito.

Leadenhall Market

Partimos então para uma locação sem truques de bruxos. A porta do Banco Gringotes (conferimos no Google street view) não tinha sido modificada pela produção. No local, Aldwych esquina com Strand, funciona a Australia House. Como chegamos durante o horário de expediente, encontramos o portão obviamente… aberto. A cena de Harry com Hagrid em frente ao portão fechado foi para o espaço.

Australia House

A essa altura do campeonato já não daria mais tempo de ir ao Zoológico de Londres. Desistimos também de ir a Green Lanes em Palmers Green e esquecemos de fotografar a estação Westminster do metrô. Deixamos para o último dia a Estação St. Pancras que apareceu em “A Câmara Secreta” já que dali seguiríamos de trem rumo a Paris.

Estação St.Pancras

No dia da partida chegamos bem cedo à estação de trens. Mea culpa. Quando chegamos a Londres, ao contrário dos outros, esqueci de alterar o relógio para o fuso diferente do resto da Europa. Como havia divergência, a mané aqui obrigou os outros a perder uma preciosa hora de passeio na cidade. Não foi de todo ruim. Deu para curtir uns momentos de tédio e dar uma chegada na Estação de Kings Cross para fotografar a plataforma nove e três quartos.

Plataforma 9 3/4 em Kings Cross

Aproveitando fotos de viagens anteriores, montamos um pequeno álbum para meus sobrinhos que aparentemente não deram a menor confiança. Tivemos sorte de não termos sido localizadas e contratadas pela produção de “As Relíquias da Morte”. Sem dúvida temos um talento especial para fazer papel de “trouxa”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.