A Igreja Ortodoxa Russa em Florença

Compartilhe

Quem busca na Itália museus, monumentos e obras de arte renascentistas com quantidade e qualidade acima do normal não tem dúvidas: Florença, capital da região da Toscana, tida como berço deste movimento artístico e cultural é a escolha perfeita.

Visitar a cidade exige até preparação psicológica para enfrentar tanta beleza. É um tal de Brunelleschi prá cá, Rafael Sanzio prá lá, passando por Michelangelo, Botticelli, Donatello e tantos outros. Haja coração…

O Centro Histórico não é grande e parece que foi feito de propósito para ser explorado a pé. Percorrendo ruas, admirando palácios e entrando nas igrejas, o visitante vai indo, indo e, acaba descobrindo que Florença abriga outros tesouros como… uma igreja ortodoxa russa.

Chiesa Ortodossa Russa

A bonita Igreja Ortodoxa Russa da Natividade de Cristo e de São Nicolau, em Florença, fica nas imediações da “Fortezza da Basso”.

Chiesa Ortodossa Russa

Construída com o patrocínio da comunidade russa no final do século 19, foi projetada por Michail Preobrazenskij, o mesmo da Academia de Belas Artes, a Catedral em São Petersburgo.

Chiesa Ortodossa Russa

Seguindo fielmente o estilo das igrejas russas, suas cinco cúpulas em forma de bulbo com telhas de cerâmica policromada em tons de azul turquesa, branco e verde se destacam na paisagem e convidam o surpreendido visitante a chegar mais perto para apreciar os detalhes.

Chiesa Ortodossa Russa

A igreja fica em um terreno cercado por um bem cuidado jardim. A fachada é decorada com azulejos em relevo e nos telhados, os acabamentos metálicos parecem trabalhados em renda. Acima da porta principal há um belo mosaico bizantino.

Chiesa Ortodossa Russa

Embora não comprometa, o único detalhe que falta para ficar rigorosamente dentro do padrão russo, é o campanário. A justificativa para a ausência é que na época da construção, apenas as igrejas católicas tinham esta permissão.

Chiesa Ortodossa Russa

A Chiesa Ortodossa Russa della Natività di Nostro Signore Gesù Cristo fica na Via Leone X, 8. É possível visitá-la, sendo necessário um agendamento prévio por telefone. Não tive a oportunidade de fazer isso, mas pelo que vi da fachada, imagino que o interior com pinturas e ícones bizantinos deva ser tão bonito quanto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.