Jardin Atlantique – Um desconhecido jardim suspenso em Paris

Compartilhe

Quem vista Paris e faz um bate-volta para Chartres ou Versailles, certamente passa pela Gare de Montparnasse, na verdade duas estações, no 14º Arrodissement. Recebendo enorme quantidade de trens vindo dos subúrbios (Montparnasse 1) ou de diversas cidades francesas, incluindo as da Costa Atlântica (Montparnasse 2), é um lugar bastante agitado.

Gare Montparnasse

Poucos dos que circulam no burburinho desta movimentada estação suspeitam que bem acima de suas cabeças exista um oásis de tranqüilidade, e que em menos de cinco minutos sem gastar nenhum centavo, é possível escapulir da confusão e relaxar em um aprazível jardim que fica no terraço superior da estação.

Jardin Atlantique

Praticamente desconhecido por turistas, o Jardin Atlantique é um enorme terraço no teto da Gare de Montparnasse. Concebido pelos arquitetos paisagistas François Brun e Michel Péna, tem como tema a vegetação litorânea, evocando os destinos dos trens que saem da estação.

Jardin Atlantique

O jardim, inaugurado em 1994, é uma curiosa área verde contrastando com os prédios altos que o cercam. Sua vegetação, com espécies das costas atlânticas, foi plantada diretamente sobre os pilares da estação e são separadas de acordo com sua origem: De um lado ficam as provenientes da América, do outro as nativas da Europa.

Jardin Atlantique

Uma passarela conduz o visitante até centro do jardim, a “Ile des Hespérides”, onde há uma fonte e uma moderna escultura com um espelho circular apoiada em quatro postes, cada um deles desempenhando um tipo de medição meteorológica. Há um termômetro, um pluviômetro, um anemômetro e um barômetro.

Jardin Atlantique

O jardim é bem grande e oferece áreas específicas com brinquedos para crianças, quadras de tênis, áreas de ginástica, mesas de ping-pong, um grande deque para se tomar sol e curiosidades como os Pavillon des Roches, Pavillon des Vagues Bleues, cachoeiras e fontes.

Jardin Atlantique

Junto ao Jardin Atlantique estão o Museu Jean Moulin, homenageando o herói da Resistência Francesa, e o Memorial ao Marechal Leclerc, que comandou a primeira unidade dos aliados a entrar na Paris ocupada durante a Segunda Guerra Mundial.

Mémorial du Général Leclerc- Musée Jean Moulin

Quando planejava a visita, anotei o endereço, 1, place des 5 Martyrs du Lycée Buffon, que é a entrada da Gare Montparnasse pelo Boulevard Pasteur. Depois de mais de 20 minutos rodando dentro da estação, desisti, saí pela entrada principal da estação, para encontrar na rua lateral, um elevador externo que me deixou no saguão do prédio, onde havia uma escada rolante para o jardim. Tive também dificuldade para sair – a sinalização é deficiente. Utilizei escadas que me deixaram ao lado da plataforma 1, dentro da estação.

Acima estão assinaladas as entradas para o Jardim Atlantique: A oficial, pelo Boulevard Pasteur, que leva à estação e ao acesso interno por escadas lado da plataforma 1. E os elevadores externos (estruturas circulares), nem sempre em funcionamento, ficam junto ao meio fio nas ruas laterais, o Boulevard de Vaugirard e Rue du Commandant René Mouchotte. Para consultar os horários: http://equipement.paris.fr/jardin-atlantique-1775

Leave a Reply

Your email address will not be published.