Estação Sirkeci em Istambul – Destino do lendário “Orient Express”

Compartilhe

Viajar para a Turquia, visitar Istambul e não conhecer a área de Sultanahmet é algo que não existe. É nesta parte da cidade que estão suas famosas atrações turísticas como o Palácio Topkapi, Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Bazar Egipcio e um pouco mais adiante, a “Sirkeci Gari”, estação de trens de Sirkeci, conhecida por ser o destino do “Orient Express”.

Estação Sirkeci

Cercada de uma aura de “glamour” e influenciada por famosos romances, filmes e, sobretudo, um envolvente marketing, uma viagem no lendário “Orient Express”, ligando Paris a Istambul, foi ambicionado sonho turístico. Apesar da rota extinta, surgiu em seu lugar o “Simplon Orient Express”, uma luxuosa viagem em trens antigos restaurados, partindo de Veneza, e tira da orfandade quem pode desembolsar cerca de 8000 dólares pelo memorável passeio. O desembarque em Istambul é na Estação Sirkeci.

Estação Sirkeci

Ainda em atividade, a estação é bastante movimentada. De lá partem e chegam trens regionais, domésticos e internacionais. Ligando Istambul a distritos como Çatalca, cidades turcas como Çerkezkoy, Çorlu e Edirne, e para a Europa, Tessalonica na Grécia, Bucareste, Sófia e Belgrado.

Estação Sirkeci

Por sua excelente acústica, o hall da estação é também utilizado para rituais de seitas filosóficas sufis. Seus praticantes, que para nós ocidentais são conhecidos como dervixes, acreditam que a música tem o poder de elevar o espírito. Ao som de músicas inspiradoras rodopiam até atingir o estado de transe. Para ter uma ideia, assista: http://www.istanbullife.org/whirling-dervish-ceromony-sirkeci.html

Estação Sirkeci

Construída em 1890 especialmente para receber o Orient Express, a Estação Sirkeci em estilo bizantino não está em sua melhor forma. Seu estado de conservação deixa a desejar. Na área ao redor, os pedintes e a enorme multidão circulando desencorajam. Mas deixar de conhecê-la é um desperdício, considerando a proximidade com atrações tão importantes, seu significado histórico e de quebra o “Istanbul Demiryolu Muzesi”, Museu Ferroviário de Istambul, que funciona em suas dependências, com acesso gratuito. .

Estação Sirkeci

Com tantos argumentos, e sendo tão fácil chegar lá, fica difícil deixar de lado uma singular estação de trens com mais de cem anos de vida em uma fantástica cidade com mais de mil anos de existência. A Estação Sirkeci fica no bairro de Eminonu. Tomando o tram da linha 1 é basta descer na parada Sirkeci.

2 thoughts on “Estação Sirkeci em Istambul – Destino do lendário “Orient Express””

  1. Gostaria de saber se existe alguma linha de trem (mais econômico do que o Orient Express), ligando Istambul a Veneza (Itália).
    Grata

  2. Sheyla,

    Até onde sei não existe outra linha “direta” entre Istambul e Veneza. O que pode ser feito é dividir o enorme trajeto em etapas e permanecer algum tempo nas cidades de conexão, transformando o cansativo itinerário em um roteiro. Há várias alternativas – um exemplo:

    Parte 1 – de Istambul para Sófia, Bulgária (noturno, cerca de 13 horas de viagem)
    Parte 2 – de Sófia para Bucareste, Romênia (noturno, cerca de 10 horas de viagem)
    Parte 3 – de Bucareste para Budapeste, Hungria (noturno, cerca de 15 horas de viagem)
    Parte 4 – de Budapeste para Bratislava, Eslováquia (cerca de 2h30 de viagem)
    Parte 4 – de Bratislava para Viena, Austria (cerca de 1 hora de viagem)
    Parte 5 – de Viena para Veneza, Itália (noturno, cerca de 12 horas de viagem)

    Sem dúvida sairia muito menos caro que o Orient Express, mas é uma senhora maratona. Se eu fosse fazer este caminho, escolheria voar os trechos até Budapeste e o resto de trem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.