Pedrocchi – Um café sem portas em Pádua

Compartilhe

Localizada na bela região do Veneto na Itália e bem próxima de Veneza, Pádua costuma ser procurada por peregrinos que visitam a Basílica de Santo Antonio. Esbanjando charme, esta cidade pode se orgulhar de seus encantos que não se limitam apenas a Cappella degli Scrovegni, “Il Santo” (como lá é chamada a Basílica) e seu habitual cartão postal, Prato della Valle, a maior praça da Europa (veja aqui o post).

Caffè Pedrocchi

Inaugurado em 1831, o lendário Caffè Pedrocchi foi a primeira cafeteria da Europa. Memorável ponto de encontro de artistas, intelectuais e estudantes, era conhecido como o “café sem portas” por ter funcionado ininterruptamente desde a sua inauguração até o ano de 1916.

Caffè Pedrocchi

O Caffè Pedrocchi foi projetado por Giuseppe Jappelli a pedido do amigo Antonio Pedrocchi, um rico empresário do ramo de torrefação de café, que queria transformar o estabelecimento herdado do pai em um lugar especial que pudesse receber tanto trabalhadores e estudantes, como também oferecesse ambientes luxuosos e exclusivos para reuniões de negócios, banquetes e festas da alta sociedade paduana.

Caffè Pedrocchi

O resultado foi um surpreendente prédio misturando o estilo neoclássico com arcadas góticas e colunas dóricas. O térreo é ocupado pelo café e um elegante restaurante. Os salões do andar superior foram finamente decorados com afrescos e temas variados, como o salão romano, o grego, o etrusco, egípcio, e o Salão Rossini. Atualmente abriga o “Museo del Risorgimento e dell’Età Contemporanea”. Pena não poder ser fotografado.

Caffè Pedrocchi

O Caffè Pedrocchi, que teve fregueses importantes como Stendhal, foi palco de importantes acontecimentos políticos na história italiana. Foi nele que, em 1848, estudantes universitários se rebelaram contra a ocupação austríaca, inspirando outras manifestações populares pela Europa. Até hoje são visíveis no prédio as marcas de balas atiradas contra os jovens entrincheirados no café.

Caffè Pedrocchi

O Pedrocchi foi bastante danificado durante a Segunda Guerra Mundial e, depois de passar por uma primorosa restauração, foi reaberto em 1998. Com tanta beleza e tanta história, mesmo que não funcione mais por 24 horas, é quase uma obrigação entrar e pedir ao menos um espresso e desfrutar do ambiente.

Caffè Pedrocchi

O café mais famoso da região do Veneto fica na área de pedestres, na Via VIII Febbraio, 15 quase em frente ao Palazzo del Bo. A caminhada a partir da estação ferroviária leva entre 10-15 minutos. Embarcar em um tram na parada que fica logo à direita, na Piazzale della Stazione e seguir na direção sul até a “fermata” Ponti Romani, pode economizar tempo e pernas. A passagem pode ser comprada no quiosque que fica na saída da estação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.