Parc des Buttes Chaumont – Um tesouro escondido em Paris

Compartilhe

Dos turistas que vão a Paris poucos costumam sair das áreas centrais e pouquíssimos se aventuram a conhecer áreas eminentemente ocupadas por parisienses não tão chiques. É uma grande pena, pois alguns desses bairros escondem verdadeiras preciosidades.

Parc des Buttes Chaumont

Quem pensa que só em Montmartre se tem uma vista privilegiada da cidade está redondamente enganado e deve urgentemente incluir em seu roteiro o Parc des Buttes- Chaumont, que fica no 19º distrito.

Parc des Buttes Chaumont

O parque é um dos melhores e mais interessantes da cidade. Tirando fora o Bois de Vincennes e o de Boulogne, que tecnicamente são bosques, é o terceiro maior em Paris, ficando atrás apenas do gigantesco Parc de la Vilette e do Jardin des Tulleries.

Parc des Buttes Chaumont

Como o nome diz, fica em área elevada, o que significa que em alguns trechos existem ladeiras. Mas o esforço é plenamente recompensado com o mais que agradável ambiente e o panorama de Paris, lá embaixo.

Parc des Buttes Chaumont

Este incrível refúgio possui um grande lago, cachoeiras e até grutas com estalactites artificiais. Em todos os sentidos, o ponto mais alto do parque é o“Temple de Sybille”,um mirante que fica no topo da ilha, ligada ao parque por duas pontes: a “Pont des Suicidés” sobre um enorme arco e a ponte suspensa projetada por Eiffel. É um lindo recanto de onde se tem um fantástico ponto de vista.

Parc des Buttes Chaumont

O Parc des Buttes Chaumont oferece diversão para todas as idades. Tem áreas de recreação para crianças, passeios em pôneis, rinque de patinação, e teatro de marionetes. É possível alugar um barquinho e dar uma volta no lago.

Parc des Buttes Chaumont

Com imensas áreas para piqueniques, o lugar é perfeito para um lanche: passe antes no supermercado e compre o farnel. Os esquecidos não correm risco de morrer de fome. O parque tem quiosques vendendo “gaufres”, sorvetes e outras guloseimas, além de três restaurantes.

Parc des Buttes Chaumont

O Buttes Chaumont é uma grata alternativa aos pomposos jardins parisienses com vegetação topiada, parecendo saída do salão de beleza após uma “escova”. É uma delícia descobrir pelos caminhos as diversas espécies, como avelaneiras, nogueiras, olmos da Sibéria, cedros do Líbano, faias, crescendo sem retoques.

Parc des Buttes Chaumont

O parque também tem grande variedade de aves. Toutinegras, pardais, cisnes negros, gansos e galinhas de água circulam calmamente entre os visitantes.

Parc des Buttes Chaumont

É bacana descobrir que o parque, inaugurado em 1867, no reinado de Napoleão III para a Exposição Universal, foi construído em uma área que havia sido uma pedreira e posteriormente um depósito de lixo. Sob a batuta do Barão Haussmann, o prefeito responsável pela reconstrução de Paris no século 18, aconteceu um, agora usual, projeto de revitalização.

Parc des Buttes Chaumont

O parque tem diversas entradas. A principal, no 1 da Rue Botzaris, é na saída da estação do metrô Buttes Chaumont, na linha 7bis. A desvantagem deste acesso é a enorme quantidade de escadas da plataforma até a rua. É alternativa válida para quem pretende comprar o piquenique no supermercado da transversal Rue Fessart. A estação Laumière da linha 5, com menos degraus, é a mais próxima da entrada da Rue Manin. O ingresso é gratuito e os horários podem ser consultados em: http://equipement.paris.fr/parc-des-buttes-chaumont-1757

2 thoughts on “Parc des Buttes Chaumont – Um tesouro escondido em Paris”

  1. Oi Itacir,
    Disse tudo…
    Pena que seja tão pouco procurado por turistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.