Sant Pau del Camp – Discreta formosura em uma efusiva Barcelona

Compartilhe

Esglesia Sant Pau del Camp

Quando faço o planejamento de uma viagem, normalmente uso uma fórmula que sempre dá certo: Visitar e usar como base cidades que ofereçam substancial quantidade de atrações. Neste quesito, Barcelona é uma verdadeira usina de locais fascinantes, com poderosas estrelas de primeira grandeza.

Esglesia Sant Pau del Camp

Estes lugares têm o poder de encantar o visitante, porém, há os que, apesar de não tão grandes e nem tão famosos, conseguem tocar o coração, talvez por irmos sem expectativas. Quase sempre em locais difíceis de atingir, escondidos, ou fora da rota turística, as regras sempre têm exceções, e a Igreja de Sant Pau del Camp é uma delas.

Esglesia Sant Pau del Camp

Localizada no outrora mal afamado Raval, um bairro popular e vibrante com boa quantidade de museus e galerias de arte, a igreja é um é um desses lugares especiais. Apesar de estar em um ponto extremante acessível, sempre procurado por turistas, em meio ao barulho e a multidão, ela parece ser invisível.

Esglesia Sant Pau del Camp

Segundo o panfleto fornecido aos visitantes, é a igreja mais antiga de Barcelona: Foi fundada pelo conde Guifré Borell entre 879 e 911, cuja lápide ainda está lá.

Esglesia Sant Pau del Camp

Com uma história bastante agitada, foi destruída, reconstruída, e miraculosamente sobreviveu à Guerra Civil Espanhola. O nome São Paulo do Campo indica que naquela época, o bairro do Raval ficava no campo, fora das muralhas da cidade.

Esglesia Sant Pau del Camp

Em estilo românico, sua beleza se baseia na simplicidade. Na fachada, esculturas de flora e fauna, criaturas fantásticas e figuras humanas. No interior, as mesmas paredes de pedra, sem vitrais, ícones, sem ouros, metais nobres ou pedras preciosas. Talvez por causa da iluminação discreta, se tem a sensação de paz. Mas o destaque ainda está por vir: o claustro.

Esglesia Sant Pau del Camp

Confesso que tenho atração por claustros e este, apesar de bem pequeno, agradou bastante. De formato quadrado, em estilo gótico, com uma singela fonte no centro é cercada por arcos.

Esglesia Sant Pau del Camp

As colunas não são uniformes e o tamanho delas é também variado. Cada uma tem uma decoração diferente nos capitéis com motivos de animais, vegetais e humanos.

Esglesia Sant Pau del Camp

Apesar de ser uma das igrejas mais simples de Barcelona, Sant Pau del Camp é uma joia que vale ser apreciada. Seu endereço é Carrer de Sant Pau 101, bem perto da estação do metrô Paral-lel, servida pelas linhas 2 e 3. Outras informações: http://www.barcelonaturisme.com/wv3/en/page/499/sant-pau-del-camp.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.