Chartres – Bonita, fácil de chegar e perto de Paris

Compartilhe

Escolher Paris como destino de férias é sempre um acerto. Além de sua inesgotável quantidade de atrações turísticas, proporciona, graças à sua excepcional malha ferroviária e trens de alta velocidade, a oportunidade de conhecer outras cidades. As viagens de curta duração não cansam, o valor da passagem não machuca o bolso e algumas são tão simples que podem ser feitas de forma independente no dia ou na hora que der vontade.

Catedral de Chartres

Um popular passeios bate-volta da capital francesa é a cidade de Chartres. A catedral é famosa pelo excepcional conjunto de vitrais, considerado um dos mais belos do mundo. Seu especial tom predominante é conhecido como “azul de Chartres”. Os detalhes da decoração da fachada são lindos, assim como suas duas torres: uma romântica e outra gótica.

Catedral de Chartres

A Catedral de Chartres é um significativo local de peregrinação cristã. Listada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, sozinha justifica o deslocamento de Paris. Certifique-se de ver tudo o que tem direito: a igreja, o labirinto, os vitrais, a cripta, subir a torre norte (a Cloche Neuf) e na parte de trás os Jardins de l’Évêché.

Rue du Cheval Blanc Tertre Saint-François

Uma Catedral tão importante, tende a ofuscar a cidade. A maioria dos turistas sequer pensa em ver outra coisa. Se restringindo ao que está no caminho até a estação de trens, deixa de ver suas ruelas, escadarias, pontes, igrejas e casas medievais no centro histórico.

Pont Taillard

Além da indispensável, Catedral, Chartres oferece atrações interessantes como o Centre International du Vitrail, as igrejas de St-Pierre, St-Aignan e as ruas du Cardinal Pie, des Écuyers, du Bourg, de la Poissonnerie, Aux Juifs, entre outras, no Centro Histórico.

Église Saint-Foy

Durante os meses do verão, a cidade promove o cada vez mais procurado evento “Chartres en Lumières”. Ao cair a noite, os principais monumentos da cidade recebem uma iluminação especial, com projeções e música. Vale a pena ficar até mais tarde, ou mesmo pernoitar por lá.

Rue Saint-Michel Escalier de la Reine Berthe

Para melhor aproveitar a ida à Chartres, consulte as informações sobre as atrações neste link, ou, passe no Centro de Informações Turísticas de Chartres, que fica na Place de la Cathédrale para pegar um mapa da cidade. O ofício de turismo tem outro ponto de atendimento na bonita Maison du Saumon, na Place de la Poissonnerie, em pleno Centro Histórico.

Rue des Écuyers

É muito fácil ir de Paris à Chartres. A viagem de trem (a rota é Paris-Chartres-Nogent-Le Mans), leva pouco mais de uma hora, partindo da Gare de Montparnasse, servida pelas linhas de metrô 4, 6, 12 e 13. Com boa frequência, não é preciso comprar passagens antecipadamente. Confira os horários e preços no sítio da SNCF prestando atenção ao último horário do retorno. Não esqueça de, antes de embarcar, validar o bilhete inserindo-o em qualquer uma das pequenas maquinas amarelas nos postes localizados na entrada das plataformas.

5 thoughts on “Chartres – Bonita, fácil de chegar e perto de Paris”

  1. É só marcar…

    Chartres é um bate e volta absurdamente simples. Boa oportunidade para comprar o delicioso biscoito Sablé de Beauce, uma especialidade da região.

  2. Estarei indo a Chartres, no mês de outubro a novembro. Quem vai nesse período.

  3. Mônica, eu estou querendo ir em novembro/15!
    Será que metade de um dia é suficiente?

  4. Oi, Lucelia

    Metade de um dia dá para ver um bocado de coisas. Estabeleça a quantidade de tempo que pretende passar por lá não esquecendo de somar as esperas e precursos dos trens.

    A frequência média dos trens é de uma hora (partidas de Paris normalmente 07h06, 08h09, 09h06, 10h09….) Consulte os horários da época de sua viagem em http://www.voyages-sncf.com/billet-train/horaires

Leave a Reply

Your email address will not be published.