Saindo de Barcelona para ver Gaudi – A Colônia Guell

Compartilhe

Cripta de Gaudi

É impossível dissociar Barcelona de Gaudi. Provavelmente sua arquitetura é um dos principais atrativos para muitos que visitam a capital da Catalunha. Um dos mais importantes arquitetos do mundo, com seu estilo único, deixou um extraordinário legado nesta incrível cidade como a Sagrada Família, o Parque Guell, a Casa Batlò, a Casa Milà, ou La Pedrera, o Palau Guell entre outros. A criatividade de suas obras é um desafio ao convencional e quem vê um de seus trabalhos, quer conhecer o resto.

Antigua Cooperativa de Consum, Centre de Acollida

Uma de suas mais excepcionais obras é a Cripta da Colônia Guell. Pouco visitada, por estar em um povoado na cidade de Santa Coloma de Cervelló, esta igreja inacabada inspirou e funcionou como teste para que Gaudi projetasse a Sagrada Família. É um bate e volta simples de Barcelona, que toma menos de meio dia para conhecer outro impressionante trabalho do mestre. A Cripta de Gaudi fica na Colônia Guell, criada pelo industrial da área têxtil, Eusebi Guell.

Centre de Acollida de Visitants

Para fugir das pressões dos sindicatos de trabalhadores de Barcelona na virada do século 19, o empresário decidiu transferir sua fábrica para uma região mais afastada. Com uma ideia precursora, criou uma vila industrial com autonomia econômica e social. Além da fábrica, construiu uma vila residencial com infraestrutura de uma pequena cidade com casas, escolas, teatro, igreja e áreas de lazer para comportar os trabalhadores e suas famílias.

Casa del Mestre

As caprichadas edificações da Colônia Guell foram criadas por renomados arquitetos do movimento modernista, como era chamado o Art Nouveau na Catalunha. Francesc Berenguer i Mestres projetou o Centro Cultural de Sant Lluis, a Casa Paroquial, a Cooperativa e a escola, e Joan Rubió i Bellver, residências como a Casa l’Ordal e a Casa l’Espinal.

Casa l'Espinal

Curiosamente, a obra mais importante, a Igreja de Gaudi, cujo desenho original previa duas naves, uma sobre a outra ficou inacabada. Após a morte do Conde Guell, seus herdeiros suspenderam o patrocínio e a construção foi interrompida no ponto em que estava: apenas a Cripta havia sido erguida.

Casa l'Ordal

Visitar a igreja e a colônia saindo de Barcelona, é uma viagem rápida que leva entre 20 e 25 minutos de trem. Há três linhas da FGC partindo da Plaça de Espanya (também estação do metrô das linhas 1,3 e 8) com parada na estação “Colonia Guell”, na zona tarifária 2: A S4, indo para Olesa de Monteserrat, a S8 para Martorell e a S33 para Can Ros. A frequência é de 15 minutos e as passagens são vendidas em máquinas de autoatendimento ou nos guichês. É também possível comprar um bilhete combinado de ida e volta com o ingresso para a Colônia Guell.

Casa Parroquial

A estação de trens fica na entrada da Colonia Guell e para facilitar, existem pegadas azuis no chão indicando o caminho até o Centro de Acolhida ao Visitante, onde é possível comprar os ingressos para a Cripta. Lá também há projeções, maquetes e uma exposição permanente contando a história da colônia e seus moradores, as atividades da fábrica, além de estudos e plantas originais de Gaudi do projeto da igreja.

Cripta Gaudi Cripta Gaudi

Tendo programado a visita para uma manhã de sábado, fui surpreendida por um casamento na igreja. Depois de já ter percorrido as ruas e visto os prédios da colônia, foi preciso esperar quase uma hora, aproveitada no Camí de Gaudi, um bosque adjacente e cheio de pinheiros cheirosos. Embora a cidade tenha restaurante e cafés, teria sido boa ideia levar uma cestinha para um piquenique sob as árvores.

Cripta Gaudi

Olhando na parte externa os detalhes da fachada assimétrica, as colunas retorcidas e os intrincados mosaicos de cerâmica colorida, dá para perceber que apesar de pequena, a igreja de Gaudi é um trabalho espetacular.

Cripta Gaudi

Ao entrar, o teto que parece feito em origami e o originalíssimo mobiliário artesanal, deixam o visitante boquiaberto. Permanecendo algum tempo no interior, percebe-se que a cor do ambiente vai mudando, conforme a movimentação da luz do sol nos vitrais. Sem dúvida, sente-se a genialidade da mesma mão que a desenhou a Sagrada Família.

Cripta Gaudi Cripta Gaudi

O mapa assinalando as construções da colônia está neste link. Os horários e valores das passagens de trens estão no sítio da FGC, bem como o bilhete combinado de transporte e visita. Informações e outros detalhes sobre a Cripta e a Colônia Guell podem ser checadas aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.