Jardin des Serres d’Auteuil em Paris – Visite antes que acabe

Compartilhe

Jardin des Serres d'Auteuil

O velho ditado “Não se faz omelete sem quebrar ovos” reflete com precisão o dilema que as cidades enfrentam ao se expandir para acompanhar as necessidades da vida moderna sem deixar de preservar sua memória. O problema fica cabeludo quando o lugar é uma importante referência afetiva e cultural do mundo como Paris. Para progredir, qualquer modificação será sempre dolorosa, gerando sacrifícios e fatalmente suscitará discussões e descontentamento.

Jardin des Serres d'Auteuil

Pouco conhecido por turistas que visitam a “Cidade Luz” o Jardin de Serres d’Auteuil, originalmente chamado Parc des Princes, foi criado por Louis XV para seus filhos. Com belíssimos jardins, esculturas e estufas com plantas de todos os tipos e climas, terá que ceder parte de seu espaço para o vizinho estádio de Roland Garros.

Jardin des Serres d'Auteuil

Inaugurado em 1927, o conhecido estádio iria de deixar de sediar o Torneio Aberto da França, por causa de suas antigas instalações, insuficientes para comportar um eventos desta magnitude. A Federação Francesa de Tenis cogitou escolher outro local, mas a prefeitura de Paris não querendo perder este tradicional evento se comprometeu a apoiar a ampliação do complexo … reduzindo a área do Jardin de Serres d’Auteuil.

Jardin des Serres d'Auteuil

O atual Jardin des Serres d’Auteuil é um ótimo lugar relaxar e, para quem aprecia plantas, é imperdível. Era dele que saíam todas as plantas que enfeitavam os outros jardins da cidade. Assim que se passa pelo portal de entrada, se vê ao centro, um belíssimo jardim com gramado impecavelmente aparado e vegetação simétrica, tipicamente francês. À esquerda fica um jardim inglês e à direita, um japonês.

Jardin des Serres d'Auteuil

Mas as estrelas são as enormes estufas. Cada uma tem temperatura e umidade diferentes para reproduzir o clima original, ideal para o desenvolvimento das espécies das diversas regiões do mundo. Em qualquer época do ano, estarão bem as vegetações, mediterrâneas, norte americanas, orientais ou africanas. Há também uma estufa de azaleias e no fundo, na maior de todas, o Palmarium com plantas de clima subtropical com árvores da China, do Caribe e do Vietnã, entre outras.

Jardin des Serres d'Auteuil

Como as estufas são áreas cobertas, podem ser visitadas mesmo que esteja chovendo, sem inviabilizar o passeio de quem já havia se programado. É raro encontrar todas as estufas liberadas, e mesmo sabendo que o visitante pode pedir a um funcionário sua abertura, fiquei surpresa com a proatividade do vigilante. Ao me ver tentando abrir uma porta trancada, nem esperou ser abordado: pegou seu chaveiro e prontamente me deu acesso.

Jardin des Serres d'Auteuil Jardin des Serres d'Auteuil

Embora tenha certeza que o jardim não vá acabar, sei que ele não será mais o mesmo. Fico com o coração um pouco apertado, mas não adianta chorar: tudo muda nesta vida. Torço para que, mesmo que menor, continue tão bonito. Para os que ainda não o conhecem, é bom se apressar, e visitá-lo enquanto os tratores não chegam.

Jardin des Serres d'Auteuil Jardin des Serres d'Auteuil

O endereço do Jardin des Serres d’Auteuil é 3 avenue de la Porte d’Auteuil. A estação de metrô mais próxima é Porte d’Auteuil, na linha 10. A visita é gratuita e o funcionamento durante todo o ano, com exceção do Natal. Os horários de abertura variam conforme a estação. Confirme aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.