Transporte barato e bom entre o Aeroporto de Barajas e Madri

Compartilhe

Lembro sem saudade da primeira vez em que visitei Madri chegando por via aérea. Era a penúltima etapa do roteiro, antes seguir de trem para Barcelona, e voltar para casa. Apesar do natural cansaço que surge no final da viagem e de estar chegando à noite no Aeroporto de Barajas, estava decidida a ir para o centro da cidade utilizando o metrô para escapar do tráfego engarrafado (eram sete horas) e, sobretudo pelo forte apelo de, na época, ser a alternativa mais barata.

Plaza de Cibeles

Nem o fato de estar vindo de Paris, com suas cruéis escadarias no metrô, e tendo que fazer duas baldeações até o hotel me desanimou. Queria vingança, confiando na profusão de escadas rolantes na Espanha. E foi precisamente o que encontrei: Do terminal do aeroporto até a estação do metrô entre esteiras e escadas rolantes passei por umas sete ou oito. Na estação, Nuevos Ministerios, de baldeação e de onde pensei que nunca fosse sair, e na segunda passei por intensa “sessão-escada-rolante”.

Estação de metrô Atocha

Recentemente voltei a Madri, e tal gato escaldado fugindo de água fria, estava disposta a evitar a qualquer preço a longa caminhada na estação Nuevos Ministerios. Comecei a pesquisa buscando valores de “shuttles”, porém meu incorrigível lado “mão de vaca” mergulhou mais fundo e com satisfação encontrou alternativas de transporte ligando Madri ao Aeroporto de Barajas, igualmente baratas, e, dependendo do local de hospedagem, bem mais convenientes que o metrô.

ônibus Exprés Aeropuerto

Desta vez utilizei e gostei bastante do excelente serviço de ônibus “Exprés Aeropuerto” que funciona 24 horas por dia durante toda a semana. Partindo da frente dos terminais de desembarque T1, T2 e T4, e com espaço para acomodar a bagagem, faz apenas duas paradas (em O’Donnell e Plaza de Cibeles) antes de chegar ao destino final, a estação de trens Atocha RENFE, bem centro da cidade.

ônibus Exprés Aeropuerto

As passagens são compradas diretamente com o motorista e a viagem leva, dependendo do tráfego, cerca de 40 minutos com frequência de 15/20 minutos. Depois das 23h30, e saindo a cada 35 minutos, a parada final na cidade passa a ser a da Plaza de Cibeles, por ser este o terminal (ou ponto de partida) de todas as linhas de ônibus que circulam durante a madrugada, os “búhos”.

Trem Cercanías

Aumentando o leque de possibilidades de transporte barato e eficiente, depois de demoradas obras a RENFE, empresa de trens na Espanha passou a oferecer melhorias na linha suburbana (Cercanías) C1. Com partidas a cada 30 minutos, funciona das seis da manhã até às dez e meia da noite chegando à estação de Principe Pio em 38 minutos.

Aeroporto de Barajas

Os trens saem do terminal 4 do Aeroporto de Barajas, ligado aos terminais 1,2 e 3 por um serviço gratuito de ônibus. Além de rápido e direto para quem fica em Madri, é uma conveniente opção para os que prosseguem para cidades próximas. Com paradas nas principais estações de trem da cidade e terminais rodoviários, como Chamartin, Nuevos Ministerios, Atocha, Mendez Alvaro e Principe Pio, ainda oferece a vantagem de sair de graça para os que chegaram ou vão viajar em um dos trens de alta velocidade, o AVE, o “Combinado Cercanías”.

Aeroporto de Barajas

Pude experimentar esta linha de trem na volta para o aeroporto e fiquei bastante satisfeita com a simplicidade, rapidez e com o preço da passagem. Com toda essa facilidade para se chegar e sair, sendo uma cidade muito interessante, com tantos bate e voltas fantásticos muito próximos, Madri vai acabar se transformando em mais uma figurinha fácil do meu álbum de viagens.

4 thoughts on “Transporte barato e bom entre o Aeroporto de Barajas e Madri”

  1. Vou chegar de trem em Madri, Atocha, posso utilizar este ônibus expresso para chegar a Gran Via, onde fica meu hotel? Obrigada, Therezinha

  2. Olá Therezinha,

    Esta linha de ônibus não atende especificamente à sua necessidade. Ela liga o centro de Madri ao aeroporto que fica na cidade de Barajas. Partindo de Atocha, faz até uma parada na Praça Cibeles, relativamente perto da Gran Via, que é comprida – pode ser que seu hotel fique no outro extremo. Possivelmente será mais simples tomar o metrô da linha 1 em Atocha até a estação Gran Via. Verifique no site do seu hotel se ele fica próximo, para ter certeza que esta é a melhor opção.

    Você pode também calcular a rota com o simulador de transportes de Madri. Indique a estação de Atocha como origem e o endereço do hotel como destino. Informe também o dia da chegada e horário aproximado:
    http://www.ctm-madrid.es/como_ir_a/madrid/como_ir_a_madrid1.jsp?CODPANTALLA=0&CODBOTON=201

  3. Vou ficar no hotel Príncipe Pio que transporte você indicaria? Grato.

  4. Olá, Tiago

    A maneira mais prática, rápida e super barata, é de trem local (Cercanias), linha C1 até a estação final, Principe Pio. Em Barajas, a estação fica no terminal 4. Há um ônibus gratuito fazendo a ligação entre todos, caso não seja este o do seu desembarque.

Leave a Reply

Your email address will not be published.