Lembro sem saudade da primeira vez em que visitei Madri chegando por via aérea. Era a penúltima etapa do roteiro, antes seguir de trem para Barcelona, e voltar para casa. Apesar do natural cansaço que surge no final da viagem e de estar chegando à noite no Aeroporto de Barajas, estava decidida a ir para o centro da cidade utilizando o metrô para escapar do tráfego engarrafado (eram sete horas) e, sobretudo pelo forte apelo de, na época, ser a alternativa mais barata.
Nem o fato de estar vindo de Paris, com suas cruéis escadarias no metrô, e tendo que fazer duas baldeações até o hotel me desanimou. Queria vingança, confiando na profusão de escadas rolantes na Espanha. E foi precisamente o que encontrei: Do terminal do aeroporto até a estação do metrô entre esteiras e escadas rolantes passei por umas sete ou oito. Na estação, Nuevos Ministerios, de baldeação e de onde pensei que nunca fosse sair, e na segunda passei por intensa “sessão-escada-rolante”.
Recentemente voltei a Madri, e tal gato escaldado fugindo de água fria, estava disposta a evitar a qualquer preço a longa caminhada na estação Nuevos Ministerios. Comecei a pesquisa buscando valores de “shuttles”, porém meu incorrigível lado “mão de vaca” mergulhou mais fundo e com satisfação encontrou alternativas de transporte ligando Madri ao Aeroporto de Barajas, igualmente baratas, e, dependendo do local de hospedagem, bem mais convenientes que o metrô.
Desta vez utilizei e gostei bastante do excelente serviço de ônibus “Exprés Aeropuerto” que funciona 24 horas por dia durante toda a semana. Partindo da frente dos terminais de desembarque T1, T2 e T4, e com espaço para acomodar a bagagem, faz apenas duas paradas (em O’Donnell e Plaza de Cibeles) antes de chegar ao destino final, a estação de trens Atocha RENFE, bem centro da cidade.
As passagens são compradas diretamente com o motorista e a viagem leva, dependendo do tráfego, cerca de 40 minutos com frequência de 15/20 minutos. Depois das 23h30, e saindo a cada 35 minutos, a parada final na cidade passa a ser a da Plaza de Cibeles, por ser este o terminal (ou ponto de partida) de todas as linhas de ônibus que circulam durante a madrugada, os “búhos”.
Aumentando o leque de possibilidades de transporte barato e eficiente, depois de demoradas obras a RENFE, empresa de trens na Espanha passou a oferecer melhorias na linha suburbana (Cercanías) C1. Com partidas a cada 30 minutos, funciona das seis da manhã até às dez e meia da noite chegando à estação de Principe Pio em 38 minutos.
Os trens saem do terminal 4 do Aeroporto de Barajas, ligado aos terminais 1,2 e 3 por um serviço gratuito de ônibus. Além de rápido e direto para quem fica em Madri, é uma conveniente opção para os que prosseguem para cidades próximas. Com paradas nas principais estações de trem da cidade e terminais rodoviários, como Chamartin, Nuevos Ministerios, Atocha, Mendez Alvaro e Principe Pio, ainda oferece a vantagem de sair de graça para os que chegaram ou vão viajar em um dos trens de alta velocidade, o AVE, o “Combinado Cercanías”.
Pude experimentar esta linha de trem na volta para o aeroporto e fiquei bastante satisfeita com a simplicidade, rapidez e com o preço da passagem. Com toda essa facilidade para se chegar e sair, sendo uma cidade muito interessante, com tantos bate e voltas fantásticos muito próximos, Madri vai acabar se transformando em mais uma figurinha fácil do meu álbum de viagens.
Vou chegar de trem em Madri, Atocha, posso utilizar este ônibus expresso para chegar a Gran Via, onde fica meu hotel? Obrigada, Therezinha
Olá Therezinha,
Esta linha de ônibus não atende especificamente à sua necessidade. Ela liga o centro de Madri ao aeroporto que fica na cidade de Barajas. Partindo de Atocha, faz até uma parada na Praça Cibeles, relativamente perto da Gran Via, que é comprida – pode ser que seu hotel fique no outro extremo. Possivelmente será mais simples tomar o metrô da linha 1 em Atocha até a estação Gran Via. Verifique no site do seu hotel se ele fica próximo, para ter certeza que esta é a melhor opção.
Você pode também calcular a rota com o simulador de transportes de Madri. Indique a estação de Atocha como origem e o endereço do hotel como destino. Informe também o dia da chegada e horário aproximado:
http://www.ctm-madrid.es/como_ir_a/madrid/como_ir_a_madrid1.jsp?CODPANTALLA=0&CODBOTON=201
Vou ficar no hotel Príncipe Pio que transporte você indicaria? Grato.
Olá, Tiago
A maneira mais prática, rápida e super barata, é de trem local (Cercanias), linha C1 até a estação final, Principe Pio. Em Barajas, a estação fica no terminal 4. Há um ônibus gratuito fazendo a ligação entre todos, caso não seja este o do seu desembarque.