Cavtat –Um bate e volta relaxante da concorrida Dubrovnik

Compartilhe

Dubrovnik, na Croácia é uma cidade adorável para se visitar. Bonita, charmosa e com paisagens de tirar o fôlego é suficientemente compacta para ser conhecida em dois ou três dias. Com uma localização tão conveniente na região, torna-se uma excelente base para explorar cidades próximas em países vizinhos, como Bósnia e Montenegro, ou mesmo na própria Croácia.

Cavtat

Um bate e volta extremamente fácil e relaxante é a cidade de Cavtat, uma versão bem menor e mais sossegada da concorrida Dubrovnik. Distante apenas 18 quilômetros, a hoje tranquila vila, já se chamou Epidaurus, uma importante colônia grega. Com boas praias e próxima ao aeroporto, é frequentemente escolhida por turistas que desejam ficar um pouco afastados das multidões da famosa vizinha.

Cavtat

Tomar um ônibus para Cavtat, almoçar em um de seus restaurantes bem mais em conta, explorar a pé a cidade, retornando de barco para Dubrovnik a tempo de acompanhar o pôr do sol é um programa totalmente ameno, descomplicado e de baixo custo.

Cavtat Cavtat

A marina é um boa introdução à cidade. Alinhada ao cais, com cafés e pequenas lojas, fica a uma curta caminhada do terminal de ônibus entre as Igreja de São Nicolau e a de Nossa Senhora das Neves em um mosteiro franciscano. É perfeita para se sentar, tomar um café e ver o movimento dos luxuosos iates ancorados e a península de Sustjepan do outro lado da baía de Luka.

Cavtat

Além das igrejas, Cavtat tem como atrações o Palácio do Reitor com a vasta biblioteca de Baltazar Bogisic, um renomado sociólogo nascido na cidade, a casa natal do pintor Vlaho Bukovac, o Mausoléu da família Racic, obra do grande escultor croata Ivan Mestrovic com uma espetacular vista da baía entre outras. Contudo, talvez o ponto alto do passeio seja explorar suas pequenas ruas e caminhar pela arborizada Promenade que circunda a península de Rat.

Cavtat

Foto gentilmente cedida por A. Hollanda

A viagem de ônibus para Cavtat dura cerca de 30 minutos em um percurso bonito que acompanha o litoral. O ônibus da linha 10, que parte da distante rodoviária junto ao porto, pode também ser tomado na parada junto a entrada do Teleférico de Dubrovnik. Com frequência média de 30 minutos e nem sempre pontual, o horário pode ser consultado em: http://libertasdubrovnik.com/suburban-timetable/

Cavtat

Os barcos para a volta a Dubrovnik partem da marina, conforme a temporada, com frequência média de uma hora. Uma boa idéia é logo ao chegar a Cavtat consultar os horários nos quiosques das empresas que oferecem o serviço junto ao píer. A viagem é bem agradável e dura cerca de 40 minutos com algumas paradas. O desembarque é no aprazível antigo porto de Dubrovnik.

Cavtat

Para fechar com chave de ouro o passeio, aproveite para também conhecer a Ilha de Lokrum, outra excelente visita, que, dependendo do horário, pode ser incluída no mesmo bate e volta. A escala pode ser feita dentro da mesma passagem desembarcando no cais de Portoc, o anterior ao destino final. O retorno a Dubrovnik em um horário posterior é uma rápida viagem de 10 minutos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.