As esculturas Les Enfants du Monde no Parque de Bercy em Paris

Compartilhe

Quem sai do circuito turístico habitual em Paris para visitar o museu do cinema, a “Cinemathèque Française” se surpreende com o pouco conhecido décimo segundo distrito, ou “arrondissement”. Situado entre a estação de trens Gare de Lyon e o enorme parque Bois de Vincennes, o bairro é pródigo em áreas verdes, interessantes museus e curiosas obras de arte como as esculturas “Les Enfants du Monde”, no moderno e tranquilo “Parc de Bercy”.

“Les Enfants du Monde”

Localizadas no Quai de Bercy, entre a Cinemathèque e a Passerelle Simone de Beauvoir, “Les Enfants du Monde” é uma interessante série de 21 estátuas de bronze criadas pelo escultor Rachid Khimoune. Inauguradas em 2001 simbolizando o compromisso do então novo novo século com os direitos da infância, as esculturas representam 21 crianças de 21 países diferentes.

“Les Enfants du Monde”

Com alusões aos países retratados, os personagens de cada escultura receberam nomes como Maria Carmen, a espanhola, Ayako, a japonesa ou Antônio, o brasileiro. Atraentes inicialmente por seu colorido, vão despertando a curiosidade de quem as vê, a partir do momento em que se começa a prestar atenção às variadas texturas.

“Les Enfants du Monde”

Olhando mais de perto, se percebe que a estrutura de cada uma das peças foi esculpida com pedaços de elementos urbanos como tampas de bueiros com nomes de cidades em relevo, grelhas de escoamento de águas pluviais, pedaços de paralelepípedos e pisos de calçadas.

“Les Enfants du Monde”

Neste ponto, o nível de interesse aumenta, e o tempo de observação a cada uma das estátuas se torna mais prolongado, despertando a vontade de retornar a primeira e fotografar todas.

“Les Enfants du Monde”

A ideia do artista é extremamente criativa. Para concretizar seu projeto, Rachid Khimoune percorreu diversas cidades do mundo tirando moldes com resinas em tamanho real de peças urbanas locais, para depois fundir em bronze o revestimento de seus personagens com texturas originais obtidas em vários países.

“Les Enfants du Monde”

Com suas cores e originalidade, “Les Enfants du Monde” têm o poder de ativar uma de nossas melhores qualidades da infância: a curiosidade. Por isso, aproveite para conferir maiores detalhes sobre a execução do projeto no sítio do autor: http://rachidkhimoune.com/?page_id=3821&lang=en

“Les Enfants du Monde”

“Les Enfants du Monde” ficam no trecho do Parc de Bercy perto do “Palais Omnisports”, onde são realizados eventos esportivos e shows. A estação de metrô mais próxima é a de Bercy, servida pelas linhas 6 e 14. É uma atração gratuita, visitável a qualquer hora e sem dúvida, uma agradável introdução para os que ainda não conhecem o bairro.

2 thoughts on “As esculturas Les Enfants du Monde no Parque de Bercy em Paris”

  1. Lívia,

    Embora tenha fotografado as 21 esculturas, publicar todas tornaria o post entediante. Por isso, por sorteio democrático nosso “representante” Antonio e outras crianças ficaram de fora.

    A idéia é incentivar pessoas a viajar sugerindo algumas das infinitas possibilidades e, quase sempre segurando a onda, deixar uma surpresinha para os que vão conferir.

Leave a Reply

Your email address will not be published.