Aeroporto de Schiphol, uma conveniente atração turística na Holanda

Compartilhe

Terminando uma viagem na Holanda, escolhi passar o último dia na agradável Haarlem, que ainda não tinha tido o prazer de conhecer. Tendo o hábito de fazer compras no último destino e sendo a cidade conhecida por seu variado comércio, a programação teria sido perfeita, caso não fosse aquele dia uma segunda-feira, quando a maioria esmagadora das lojas na cidade estava fechada.

Aeroporto de Schiphol

Frustrada ao perceber que não conseguiria atender as encomendas da família, já estava cogitando seguir para Amsterdam, mesmo sendo um final de tarde, e arriscar achar lojas ainda abertas, quando lembrei a enorme quantidade de lojas no Aeroporto de Schiphol, funcionando todos os dias da semana, pelo menos até às dez da noite. Meus problemas realmente acabaram com uma tranquila viagem de ônibus de 30 minutos.

Aeroporto de Schiphol

Considerado um dos melhores aeroportos do mundo, Schiphol é bem mais do que um excelente shopping: é quase um parque de atrações com atividades para todas as idades. De fácil acesso, a enorme estação de trens no subsolo é conectada a qualquer cidade da Holanda, bem como algumas na Bélgica e até mesmo na França.

Aeroporto de Schiphol

A palavra holandesa “Schiphol” significa cemitério de navios. No século 19, a região era ocupada pelo “Haarlemmemeer Polder”, um lago raso tão perigoso para embarcações, que os holandeses decidiram drená-lo para evitar mais naufrágios. O hoje seguro e nem um pouco triste aeroporto foi inteiramente construído abaixo do nível do mar.

Aeroporto de Schiphol

Além do variado shopping com preços absolutamente justos, o Aeroporto de Schiphol tem cassino, uma boa biblioteca com livros em diversas línguas e até mesmo uma “filial” do Rijksmuseum que além do acervo permanente tem sempre uma exposição itinerante. Com acesso gratuito, funciona todos os dias das 07h00 até as 20h00.

Aeroporto de Schiphol

O Airport Park é uma área relativamente nova onde se destaca no centro uma árvore de 130 anos. Com projeções nas paredes de imagens de borboletas e gravações de pássaros cantando, possui diversas mesas de piquenique onde se pode tomar um lanche orgânico. É possível pedalando uma bicicleta que gera energia carregar a bateria de telefones e outros eletrônicos.

Aeroporto de Schiphol

Há também um “cinema” com filmes de cerca de cinco minutos, o “6XD Theater”, uma tecnologia interativa com efeitos como ventos ou relâmpagos. O Aeroporto de Schiphol ainda conta com spas oferecendo tratamentos de beleza, massagens ou oxigenoterapia, um centro de meditação, uma enorme quantidade de restaurantes, um vasto terraço panorâmico e até uma capela onde são realizados casamentos. E a cada dia aparecem novidades por lá.

Aeroporto de Schiphol

A ida a Schiphol além de salvar minha reputação proporcionou um bocado de diversão. Se tiver que repetir a experiência de voar para ou da Holanda, certamente reservarei algum tempo para explorar o aeroporto e quem sabe até abrir o precedente de dormir em um dos inúmeros hotéis ali pertinho.

4 thoughts on “Aeroporto de Schiphol, uma conveniente atração turística na Holanda”

  1. Ano passado passei por lá 3 vezes, sempre apressada. Na próxima, vou me demorar na exploração do território…rs!

  2. Eliana,

    Schiphol é uma singularidade: não dá chance ao tédio e se a conexão for um pouquinho mais demorada, é simples dar um pulo em Amsterdam ou Haarlem.

  3. SEM DUVIDA , NA MINHA OPINIAO O MELHOR AEROPORTO DA EUROPA, POIS TEM TUDO A SUA MAO E COMO FOI DITO ACIMA SE TIVER COM UM TEMPINHO PODE-SE PEGAR UM TRANSPORTE PARA DAR UMA FUGIDINHA ATE A HORA DO PROXIMO EMBARQUE.

  4. Concordo, Paulo

    Talvez a maior das virtudes deste aeroporto seja não parecer uma “terra de ninguém”. Com a estação de trens e o variado comércio, que não pratica os habituais preços exorbitantes de aeroporto, é também frequentado por locais. A presença deles tira a atmosfera de impessoalidade de um lugar normalmente utilizado apenas por quem está de passagem ou quem lá trabalha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.