Com tantas atrações, uma cidade como Madri, um destino turístico concorrido e notoriamente vibrante, é no mínimo surpreendente que apesar de estar localizada no coração da cidade, em pleno centro histórico, uma área tão visitada e muito próxima das animadíssimas Plaza Mayor e Puerta del Sol, a interessante Plaza de la Villa seja tão pouco conhecida.
Tendo sido um das principais áreas da Madri medieval, e apesar de tantas mudanças urbanísticas, seu traçado original pouco mudou até os dias de hoje.
Sendo um dos logradouros mais antigos da cidade, a Plaza de la Villa foi com o passar dos tempos recebendo edificações em diferentes épocas e é bastante curioso observar o contraste entre os diversos estilos arquitetônicos de Madri.
Convivendo harmonicamente na praça estão lá a Torre e Casa de Lujanes, a casa mais antiga de Madri, construída no século 15 em estilo mourisco, a Casa de Cisneros, em estilo plateresco, uma versão tipicamente espanhola do renascentismo do século 16 e a Casa de la Villa, um antigo palácio barroco do século 17.
Esta eclética reunião torna a Plaza de la Villa um lugar especial podendo até ser encarada como uma espécie de museu exibindo o legado arquitetônico da cidade de Madri. Sua atmosfera sossegada reforça a impressão de que o tempo parou por ali.
A maior edificação na praça, a imponente Casa de la Villa, foi sede da prefeitura de 1693 até 2008,quando esta se mudou para o famoso Palacio de Comunicaciones, na Plaza de Cibeles. Com o mesmo estilo dos prédios da Plaza Mayor, é ligada a Casa de Cisneros, por um bonito arco na Calle Madrid, é ainda hoje utilizada para eventos e solenidades especiais.
Do outro lado da praça, está a Casa e Torre de Lujanes, atualmente ocupada pela Real Academia de Ciencias Politicas y Morales. Outrora residência de uma das mais aristocráticas famílias de Madri, consta sem comprovação que serviu de prisão para o rei Francisco I da França, capturado em 1525 pelo rei espanhol Carlos V.
No centro da praça emoldurada por um jardim florido, a estátua homenageando D. Alvaro de Bazan, ilustre almirante espanhol que se destacou na Batalha de Lepanto além de ter sido um dos idealizadores da lendária Invencível Armada.
Apesar de pequena, sossegada, sem bares ou restaurantes e não ser tão procuradas por turistas, a Plaza de la Villa além de bonita e interessante tem importância histórica e, sem dúvida, merece ser conhecida. Localizada na altura do número 65 da Calle Mayor, tem como estação de metrô mais próxima a de Puerta del Sol, servida pelas linhas 1,2 e 3.