Teatro Farnese Uma espetacular atração em Parma

Compartilhe

Situada no norte da Itália entre o rio Pó e os Montes Apeninos, Parma é mundialmente conhecida por sua excelência na produção de queijos e presuntos. Além dos muito procurados passeios gastronômicos, a cidade com forte tradição musical tem atrações de alta categoria previsivelmente destinadas a encantar como seu Batistério ou a Camera di San Paolo.

Palazzo della Pilotta

Depois de visitá-los, quando não se espera encontrar nada mais com o mesmo deslumbre, o trajeto até a etapa seguinte do roteiro, o complexo do Palazzo della Pilotta vai revelando uma elegante arquitetura em uma cidade pequena, porém cosmopolita e culmina com a visão do inesperadamente deslumbrante Teatro Farnese.

Teatro Farnese

Mesmo já tendo visitado e saído emocionada do Teatro Olimpico em Vicenza (o post é este), a visão do Teatro Farnese de Parma foi igualmente arrebatadora. Projetado por Giovan Battista Aleotti, é uma imensa estrutura em estilo barroco inteiramente construída em madeira.

Teatro Farnese

A iluminação natural entrando pelas janelas durante o dia permite apreciar o intrincado trabalho e descobrir que elementos da decoração que parecem ser em mármore ou metálicos são, na verdade, efeitos criados a partir de pinturas no estuque aplicado sobre a madeira.

Teatro Farnese

Inspirado pelo teatro projetado por Palladio, Aleotti criou uma incrível sala de espetáculos com tecnologia bastante avançada para a época como equipamentos deslizantes no palco para permitir uma rápida troca de cenários ou praticáveis que elevavam os atores em cena.

Teatro Farnese

Teatro Farnese

Com 4500 lugares, o Teatro Farnese foi por algum tempo o maior do mundo. Consta que a arena em forma de “U” incluía instalações hidráulicas que permitindo que o salão central pudesse ser preenchido com água para cenas “em alto mar”.

Teatro Farnese

Durante a Segunda Guerra Mundial o Teatro Farnese foi severamente danificado por um bombardeio. A complicada restauração que foi concluída em 1956 seguiu fielmente o projeto original e as partes em que foi preciso reconstruir foram deixadas sem pintura para apontar a extensão dos danos.

Teatro Farnese

O Teatro Farnese e o museu da “Galleria Nazionale” estão instalados no imponente Palazzo della Pilotta. A saída pela parte inferior das arquibancadas permite além de observar a intrincada e precisa sustentação da estrutura algumas obras em exposição.

Teatro Farnese

Apesar de não manter uma programação teatral convencional, o Teatro Farnese funciona esporadicamente como sala de espetáculos para apresentações ou eventos especiais. O endereço do Palazzo della Pilotta que abriga o teatro é Piazza della Pilotta 1, As informações sobre horários, preços e como chegar podem ser obtidas em http://www.parmabeniartistici.beniculturali.it/altri-luoghi/en/teatro-farnese/

Leave a Reply

Your email address will not be published.