A linda estação de trens Mediopadana em Reggio Emilia

Compartilhe

Para se adequar às necessidades técnicas e tirar partido de todas as vantagens trazidas pelos trens de alta velocidade, os sistemas ferroviários de vários países na Europa vêm construindo vias dedicadas com traçados específicos. Como consequência, boa parte das novas estações, quer por questões ambientais ou por falta de espaço, precisam abrir mão do tradicional perfil da localização centralíssima de uma cidade.

Estação AV Mediopadana

Gerando muitos protestos por “ficar no meio do nada” e, no momento, ainda subutilizada, foi inaugurada em 2013 em uma pacata e bucólica parte da região da Emilia Romana, a estação Mediopadana, com mais um bonito projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, também responsável pela construção de três igualmente belas pontes nas proximidades.

Estação AV Mediopadana

Mesmo sendo chamada por alguns de “elefante branco no deserto”, por conta de seu ainda baixo movimento, a estação AV (Alta Velocidade) Mediopadana Reggio Emilia dá continuidade ao característico estilo de Calatrava: estruturas em cor branca que são verdadeiras esculturas.

Estação AV Mediopadana

A visão da estação é impactante tanto para os que chegam para embarcar em um trem, como para quem a vê de longe, passando pela rodovia próxima. A impressão, principalmente em dias claros, é a de ondas harmoniosamente quebrando nas areias de uma praia tendo ao fundo um mar azul claro.

Estação AV Mediopadana

Com apenas dois níveis, a estação é bastante simples, sem abrir mão da elegância. A entrada, bem como a bilheteria e os serviços da estação ficam no térreo. As plataformas ficam no andar superior sendo acessadas por escadas rolantes, escadas convencionais ou elevadores panorâmicos.

Estação AV Mediopadana

Desde a inauguração em 2013 da estação localizada a cerca de quatro quilômetros do centro de Reggio Emilia, as viagens de trem para quem mora ou visita cidades próximas como Parma ou Modena ficou mais fácil. Agora é possível chegar a Roma em duas horas e meia, Florença em uma hora e Milão em quarenta minutos, sem a necessidade de ir até Bolonha, por sinal, atingível em menos de vinte minutos.

Estação AV Mediopadana

A Mediopadana faz parte de uma série de estações de alta velocidade que vêm sendo renovadas ou implantadas na Itália. Todas têm em comum além da óbvia função de atender aos viajantes, oferecer prestação de serviços e comércio. Com projetos de arquitetos renomados, se tornam atrações turísticas que atraem novos visitantes, como eu.

Estação AV Mediopadana

Uma estação bonita como esta merece até um desvio no caminho para ser conhecida. Foi exatamente que fiz ao voltar de um bate e volta a Parma para minha base em Bolonha. Sabendo que o trem regional entre as duas cidades parava também na cidade de Reggio Emilia, planejei para, caso sobrasse tempo, fazer uma escala mais uma uma rápida viagem de 15 minutos em ônibus urbano, para aproveitar uma boa oportunidade de dar uma espiada na AV-Mediopadana antes de retomar o caminho.

Estação AV Mediopadana

Seguindo as informações do sítio da empresa municipal de ônibus de Reggio Emilia, ao chegar na estação de trens me dirigi à rodoviária ao lado para embarcar na linha 5M que me deixaria na frente da Mediopadana. Depois de um bom tempo procurando, percebi que os dados estavam desatualizados e que a parada do ônibus ficava na frente da entrada principal da estação.

Estação AV Mediopadana

Embora estivesse passeando sem horários rígidos, fiquei aborrecida com o desnecessário desperdício de tempo e com a incômoda, porém já sabida, frequência de 20 minutos do ônibus. Descontado o tempo da visita, aguardar os ônibus mais a continuação da viagem de trem por mais 50 minutos, consumiria mais duas horas até chegar a Bolonha.

Já me sentindo compensada por ter apreciado a fachada, ao entrar em Mediopadana constato que minha estimativa de horário estava errada: Apesar da chegada tardia, faltavam ainda 30 minutos para a partida do último trem de alta velocidade para Bolonha, tempo mais que suficiente para explorar, admirar, fotografar e… Estrear a estação. Dezenove minutos depois estava desembarcando em Bologna Centrale.

Leave a Reply

Your email address will not be published.