O ótimo passe combinado dos museus MUHBA em Barcelona

Compartilhe

Apaixonada por Barcelona, tenho o hábito de procurar novidades para reunir motivos para voltar. Recentemente encontrei um item para aumentar a lista: o espaço da Antiga Fábrica Oliva Artès, no bairro de Poblenou.

MUHBA - Plaça del Rei

Atraída pela arquitetura e pelo tipo de exposições que serão realizadas no lugar, percebi que para a alegria do meu bolso e de outros visitantes, a nova atração é mais um membro do Museu Histórico de Barcelona, o MUHBA, que com seu passe combinado permite acesso a todas as suas, agora 15, sedes.

MUHBA - Plaça del Rei

O MUHBA, Museu d’Història de Barcelona, é um museu fora do padrão habitual. Seu acervo não fica restrito apenas a objetos expostos em um mesmo endereço. É formado por diferentes espaços espalhados pela cidade sem relação entre si e funcionam autonomamente com horários e preços próprios. A ideia é mostrar ambientes e contextos que em distintas épocas tiveram importância para a história de Barcelona.

MUHBA - Saló del Tinell

Embora a maior parte dos centros do MUHBA tenha o ingresso gratuito e em outros o preço seja bastante baixo, o valor do passe combinado é o mesmo que o da entrada ao complexo da Plaça del Rei. Considerando a variedade de temas e a qualidade dos espaços, é um excelente custo benefício.

MUHBA - Capella Santa Àgata

Com generosa validade de um ano, o passe combinado do MUHBA é interessante até para quem não fica tanto tempo na cidade e quer acrescentar uma pitada de cultura ao passeio, sem se obrigar a compromissos. Diferente da habitual gincana comum a passes turísticos dá para encaixar no roteiro do dia os que mais interessam. Se um dos pretendidos ficar de fora, não acarretará culpa nem prejuízo. Pode até ser um incentivo para voltar logo a Barcelona.

MUHBA - Plaça del Rei

É bom lembrar que no primeiro domingo de cada mês, com exceção do Parc Güell e do Refugi 307, a entrada é gratuita. E em qualquer domingo, tirando o Parc Güell, o ingresso é liberado em todas as sedes depois das quinze horas.

As sedes com acesso pago são:

Complexo da Plaça del Rei
O que é – O imenso sítio arqueológico no subsolo abrange vestígios da antiga Barcino. O circuito sobre as escavações é percorrido em pontes com piso transparente. Além de muitos objetos, documentos e maquetes, o conjunto de edificações do antigo Palau Reial Major engloba a Casa Padellàs, um palácio gótico-renascentista, o Saló del Tinell, a Capela de Santa Àgata do século 14 e a Torre-mirador del Rei Martí.
Endereço – Plaça del Rei s/n
Condições de acesso – Fechado às segundas
Estação de metrô mais próxima – Jaume I, linha 4 saída Plaça de l’Àngel

Via Sepulcral Romana
O que é- Túmulos de cidadãos pobres ao logo de em uma antiga estrada romana. A exposição mostra como eram os ritos funerários da época, além de objetos encontrados no local. Os jardins foram recriados com a aparência de 2000 anos atrás.
Endereço – Plaça de la Vila de Madrid
Condições de acesso – Fechado as segundas, quartas e sextas
Estação de metrô mais próxima – Catalunya, linha 3, saída Rambla

MUHBA Domus Sant Honorat

Domus de Sant Honorat
O que é – Vestígios encontrados em escavações de uma suntuosa residência romana e a estrutura de um grande depósito de mercadorias medieval. Percurso sobre passarelas com piso transparente.
Endereço – Carrer de la Fruita, 2
Condições de acesso – Visitas individuais somente aos sábados e domingos
Estação de metrô mais próxima – Jaume I, linha 4 saída Plaça de l’Àngel

El Call
O que é – Dedicado à história do Bairro Judeu (El Call, ou beco, é uma alusão a suas ruas estreitas e labirínticas), o espaço mostra com documentos e objetos encontrados em escavações a importância na vida da cidade da comunidade judaica. O ambiente reproduz a configuração arquitetônica de uma antiga casa que já foi habitada por um tecelão.
Endereço – Placeta de Manuel Ribé, s/n
Condições de acesso – Fechado as segundas e de terça a sexta entre 14h00 e 16h00
Estação de metrô mais próxima – Liceu, linha 3, saída Pla de la Boqueria

MUHBA - Temple d'August

Casa del Guarda – Parc Güell
O que é – Na residência do porteiro na entrada do parque, exposição que trata da ligação do empresário Eusebi Güell, do arquiteto Antoni Gaudi e do projeto do parque com a cidade de Barcelona
Endereço – Carrer d’Olot, s/n
Condições de acesso – Abre todos os dias. Com o passe, desconto de 21% no ingresso do Parc Güell, que inclui a casa.
Estação de metrô mais conveniente – Joanic linha 4 mais o (demorado) micro-ônibus circular da linha 116 direção La Salut na parada 1984 Escorial-Sant Lluís na Carrer de l’Escorial até a parada 2555 Olot-Marianao. Para voltar, prosseguir na mesma linha de ônibus até a parada 1116 Carrer Gran de Gràcia – Plaça de Lesseps onde fica a estação Lesseps na linha 3.

Refugi 307
O que é – Instalações de um abrigo antiaéreo subterrâneo construído com a colaboração de moradores do bairro de Poble Sec durante a Guerra Civil Espanhola.
Endereço – Carrer Nou de la Rambla, 175
Condições de acesso – Visita guiada para individuais aos domingos mediante agendamento prévio.
Estação de metrô mais próxima – Paral-lel, linha 3, saída Av. de Paral-lel ou linha 2, saída Carrer d’en Fontrodona

As sedes com acesso gratuito

Domus Avinyó
O que é – Vestígios de uma residência de pessoas importantes do tempo da dominação romana, com destaque para as pinturas restauradas nos tetos e paredes
Endereço – Carrer Avinyó 15
Condições de acesso – De segunda a sexta-feira apenas para grupos com marcação prévia.
Domingos, das 10h às 14h, entrando 20 pessoas por vez. Feriados fechado.
Estação de metrô mais próxima – Liceu, linha 3, saída Pla de la Boqueria

Temple d’August
O que é – Colunas remanescentes de um templo romano do século I AC restauradas no século 20
Endereço – Carrer del Paradis 10
Condições de acesso – Funciona todos os dias com horário reduzido às segundas
Estação de metrô mais próxima – Jaume I, linha 4 saída Plaça de l’Àngel

MUHBA - Espai Santa Caterina

Espai Santa Caterina
O que é – Vestígios arqueológicos da idade do bronze dentro do mercado de Santa Caterina encontrados durante uma reforma em 2005.
Endereço – Plaça Joan Capri (Mercat de Santa Caterina)
Condições de acesso – Segundas a sábados com horário reduzido
Estação de metrô mais próxima – Jaume I, linha 4 saída Plaça de l’Àngel

Vil-la Joana
O que é – Uma casa de fazenda do século 19 na Serra de Collserola, onde residiu o poeta Jacint Verdaguer, um dos escritores catalães mais importantes daquele século
Endereço – Carretera de l’Església, 104
Condições de acesso – No momento fechada para reforma. Reabrirá como sede da Casa Verdaguer de Literatura.
Estação de trens mais próxima –FGC Baixador de Vallvidrera, linhas S1 ou S2 direção Les Planes

Fabra i Coats
O que é – Enorme centro cultural com escolas de arte, oficinas de criação em uma antiga fábrica têxtil, uma importante atividade econômica da cidade no século 19.
Endereço – Carrer Sant Adrià, 20
Condições de acesso – Aberto para frequentes exposições temporárias e eventos.
Estação de metrô mais próxima – Sant Andreu, linha 1, saída Plaça Orfila

MUHBA - Via Sepulcral Romana

Casa de l’Aigua
O que é – Uma exposição permanente mostrando o processo do fornecimento de água para a cidade desde os tempos antigos até a atualidade em uma antiga estação de tratamento de águas em um prédio Modernista.
Endereço – Carretera de Ribes 103-111
Condições de acesso – Segunda a sábado e no primeiro domingo de cada mês com agendamento prévio ou quando estiver em curso alguma atividade.
Estação de metrô mais conveniente–Torras i Bages, linha 1 saída Palomar-Costat Muntanya mais ônibus linha 40 direção Trinitat Vella na parada 1159 Passeig de Torras i Bages-Almirall Pròixida até parada 1409 Pare Pérez del Pulgar-Peníscola

Turò de la Rovira
O que é – Antigas instalações de uma bateria antiaérea utilizada durante a Guerra Civil Espanhola em um mirante no bairro de Carmel. Está prevista a inauguração de 3 espaços com exposições em 2015
Endereço – Carrer Marià Labèrnia s/n
Condições de acesso – Logradouro público com acesso 24 horas. Espaços de exposição funcionam sem necessidade de reserva nos fins de semana com horário reduzido e no final da tarde das quartas, visitas acompanhadas mediante agendamento prévio.
Estação de metrô mais próxima –Vallcarca, linha 3, saída Av. Republica Argentina, mais ônibus linha V17 direção Carmel na parada 2800, Av. Republica Argentina/Vallcarca até a parada final, Gran Vista-Plaça de la Mitja Lluna.

MUHBA - Casa del Guarda - Parc Güell

La Porta de Mar i les Termes Portuàries
O que é – Vestígios de um dos antigos portais que dava acesso à cidade através das muralhas. Neste era feita a coleta de tributos sobre mercadorias vindas do Mediterrâneo. Ao lado funcionavam termas públicas.
Endereço – Centre Cívic Pati Llimona, Carrer Regomir, 7-9
Condições de acesso – Terças a sextas com intervalo entre 13h00 e 17h00
Estação de metrô mais próxima – Jaume I, linha 4 saída Via Laietana

Oliva Artès
O que é – Espaço que mostra o desenvolvimento urbano da cidade desde o tempo da industrialização fortemente presente neste bairro, o Poblenou. É também dedicado a exposições sobre peças, e projetos de arquitetura urbana e novas ideias para o futuro da cidade.
Endereço – Carrer d’Espronceda 142-146 no Parc Central del Poblenou
Condições de acesso – Fechado às segundas
Estação de tram mais próxima – Tramvia estação Fluvià, linha T4

Leave a Reply

Your email address will not be published.