Festa della Rificolona – A Festa das Lanternas de Papel em Florença

Compartilhe

Viajar para a Toscana é bom em qualquer época do ano, mas quem tem a sorte de estar por lá neste período entre o verão e o início do outono, além de encontrar dias mais longos com luz natural para fotografar até mais tarde, terá a oportunidade de conhecer e até de participar de boa quantidade de festividades.

Festa della Rificolona

Com tantas festivais, pálios e sagras, nem mesmo é preciso sair da capital da região, a distinta Florença, pois todos os anos, na véspera de oito de setembro acontece uma das festas mais antigas e mais tradicionais da cidade, a Rificolona, a festa das lanternas de papel.

Festa della Rificolona

Para comemorar a data do nascimento de Maria, Nossa Senhora, os camponeses se dirigiam à capital viajando, inclusive durante a noite, para chegar na véspera e permanecer em vigília na Piazza Santissima Annunziata aguardando a abertura da igreja para a missa. Para iluminar o caminho eles traziam tochas e lanternas penduradas em varas.

Festa della Rificolona

Nesta tradição que remonta ao século 13, embora o motivo principal fosse a celebração do nascimento da Virgem Maria, os camponeses aproveitavam para levar seus produtos e vendê-los em Florença. Para garantir uma boa vaga na feira, na Piazza Santissima Annunziata, chegavam de madrugada.

Festa della Rificolona

Consta que os moradores da cidade apesar de comprarem felizes os queijos, os legumes e o mel, debochavam da “feirinha” e das roupas dos “caipiras”. A origem do nome Rificolona, tem um duplo sentido depreciando a feira e fazendo uma comparação pouco educada entre o bumbum avantajado das camponesas e as lanternas.

Festa della Rificolona

Hoje em dia as lanternas são de papel, e o que torna esta procissão diferente das outras é o espírito da implicância que foi preservado na brincadeira típica da Festa della Rificolona. Cabe às crianças pequenas confeccionar, ou comprar suas lanternas e desfilar com elas iluminadas e a tarefa das maiores é tentar destruí-las com bolinhas sopradas por zarabatanas.

Festa della Rificolona

Depois da criação em 2003 de um comitê para organizar e revitalizar a tradição da festa, a Rificolona vem atraindo cada vez mais a participação dos florentinos. As oficinas de criação de lanternas para as crianças, a premiação das mais bonitas e criativas (que resistiram aos ataques) e a feira da Piazza Santissima Annunziata com produtos orgânicos e de qualidade, fazem bastante sucesso.

Festa della Rificolona

Percorrendo a rua do centro histórico, a procissão passa pela Piazza della Signoria, onde fica a prefeitura e ganha a adesão das autoridades civis. Passa depois pela Piazza San Giovanni, junto ao Duomo para receber os representantes religiosos terminando sempre na Piazza Santissima Annunziata. Veja a programação em http://www.comune.fi.it/export/sites/retecivica/comune_firenze/ultime_notizie/e0592.html

Festa della Rificolona

A Festa della Rificolona é um evento popular e gratuito que não exige nenhum “abadá” para entrar no desfile – qualquer um pode participar. Até o final do cortejo já deu para decorar a letra das músicas e quem conseguiu se manter afastado das lanternas, possivelmente escapou de tomar um “teco” na cabeça.

Leave a Reply

Your email address will not be published.