O cheiroso Museu Aboca em Sansepolcro, Toscana

Compartilhe

Visitar Sansepolcro, no finalzinho da região da Toscana, quase na Úmbria, confirma o antigo provérbio “nos menores frascos se acham os melhores perfumes”. Pequena, discretamente charmosa, é um lugar capaz de oferecer obras de um hoje reconhecido grande mestre, Piero della Francesca, o encanto e a emoção de um torneio medieval de bestas, o Palio della Balestra (post) e o original e esplêndido Museu Aboca.

Museo Aboca

Mantido por uma grande empresa de produtos fitoterápicos, a Aboca, e cobrando ingressos de “museu de gente grande”, sugere que se trata de uma jogada comercial para atrair compradores para a loja no térreo. Porém, como na época em que lá estive havia um desconto para outros museus na região e faltava um pouco de tempo para o Palio começar, era a oportunidade de conhecer este, que tratava de um assunto bem incomum: plantas e ervas medicinais.

Museo Aboca

O prejulgamento começa a mudar já na chegada, quando se percebe em frente, o Jardim de Piero della Francesca, com um bem cuidado conjunto de ervas medicinais. Localizado no imponente Palazzo Bourbon del Monte, o Museo Aboca foi criado como um projeto cultural com o objetivo de recuperar e difundir a tradição do uso de ervas e compreende um centro de pesquisas e estudos sobre o valor terapêutico das plantas, no último andar, a Biblioteca Antiqua, com vasta coleção de gravuras e livros raros.

Museo Aboca

A luxuosa escadaria renascentista ladeada por belíssimas ilustrações antigas dá, de saída, a noção do requinte do palácio. À medida que se percorre as salas com seus magníficos afrescos, lareiras e lustres, e tendo os sentidos despertados pelas cores, texturas e pelos aromas do acervo, percebe-se que a proposta do museu, “contar a longa história da relação entre o homem e as plantas medicinais”, é cumprida e de forma prazerosa.

Museo Aboca

Exibindo uma infinidade de utensílios antigos empregados na preparação e na preservação das ervas medicinais, a coleção passa pelas ferramentas de colheita, frascos, potes, pilões dos mais variados materiais, balanças, instrumentos de infusão e de destilação. Amostras de ervas podem ser tocadas e a sala de secagem, com as plantas amarradas no teto impressiona com sua beleza e seu aroma inebriante.

Museo Aboca

Em uma das salas, há um nicho isolado do restante da exposição por um portão com grades de metal para que o conteúdo não seja tocado – É o “canto dos venenos”. Um dos últimos cômodos é uma primorosa reconstituição de uma antiga botica com suas vitrines, recipientes para armazenamento das matérias primas, instrumentos de precisão e balcões.

Museo Aboca

O Museu Aboca apresenta um precioso acervo organizado com meticuloso cuidado em um lindo ambiente. No final da visita vale visitar a loja não somente pelos produtos fitoterápicos produzidos pela empresa mas pelos magníficos livros,reproduções de manuscritos, ilustrações também por eles editados sobre botânica, fitoterapia e outros assuntos.

Museo Aboca

O Palazzo del Monte Bourbon, que abriga o Museo Aboca, fica na Via Niccolò Aggiunti 75. Para os que ficam ou passam por Sansepolcro, é uma visita que realmente vale a pena. Os valores dos ingressos, horários e outras informações podem ser consultados em http://www.abocamuseum.it

Leave a Reply

Your email address will not be published.