Transporte barato e bom entre o aeroporto e Praga

Compartilhe

Por termos em nosso país o hábito de chegar ou sair de aeroportos em taxis, não é incomum o conceito de que estes, ou os serviços traslados (“shuttles”), são os únicos meios de transportes confiáveis, mesmo quando em outros países. Quer por desconhecimento ou falta de tempo para pesquisar, acionamos o piloto automático e embarcamos em uma viagem desnecessariamente cara e nem sempre mais rápida.

Praça da Cidade Velha -Staromestské námestí

Uma prática comum na Europa é o uso de transportes públicos para os deslocamentos, inclusive os entre os aeroportos e as cidades. Para atender a essa demanda, é muito difícil encontrar um lugar em que não seja oferecida ao menos uma modalidade deste serviço, normalmente pontual, seguro, confortável e, quase sempre, barato.

Ponte Carlos - Karluv Most

Tendo grande apreço pelo conteúdo de meus bolsos, procuro sempre lançar mão destas alternativas e, à medida que as utilizo e aprovo a experiência, faço o relato aqui no blog. Apesar de um tanto esporádica, a série “transporte bom e barato entre o aeroporto e….”, que até agora abordou, Madri, Barcelona, Roma, Istambul e Londres, volta com mais um episódio, desta vez contemplando a belíssima capital da República Tcheca

Hlavní Nádrazí - Estação Ferroviária Central

Administrada pela Empresa de Transportes de Praga, a linha de ônibus AE (Airport Express) faz a ligação entre Aeroporto Internacional de Ruzyne e a estação principal de trens, Hlavní Nádrazí, em um ponto bastante central e a cerca de 600 metros da Praça Venceslau (Václavské Námestí), a mais importante de Praga e com grande concentração de hotéis.

Hlavní Nádrazí - Estação Ferroviária Central

Os que não se hospedam no centro de Praga também estão bem conectados: Além do metrô da linha C (vermelha) cortando a cidade no sentido norte-sul na estação principal de trens de Praga, há a alternativa de, na chegada, descer na parada da Praça da República (Námestí Republiky), servida pela linha B (amarela), sentido leste-oeste.

Hlavní Nádrazí - Estação Ferroviária Central

Utilizando veículos confortáveis e climatizados, embarcar ou desembarcar com malas da linha AE não envolve sacrifício, posto que o piso é baixo, no nível da calçada. Outro ponto positivo é o espaço destinado para acomodar a bagagem dos passageiros – É uma viagem tranquila, sem a necessidade de ficar conferindo na hora da curva se a mala “escorreu” para pés alheios.

Aeroporto Internacional de Ruzyne

Com frequência variando entre 15 e 30 minutos e tempo médio de viagem em torno de 35 minutos, esta linha expressa de ônibus segue direto do centro para o aeroporto. No sentido inverso, as paradas são apenas nos terminais 1 e 2 do aeroporto, na Praça da República (Námestí Republiky), na estação ferroviária Masarykovo Nádrazí, e na terminal Hlavní Nádrazí.

Aeroporto Internacional de Ruzyne

Funcionando diariamente entre 05h30 e 22h30, o preço da passagem, que é comprada diretamente com o motorista, está atualmente em 60 CZK,  equivalendo a pouco mais de 2 euros. Crianças com menos de 6 anos viajam gratuitamente e daí até os 15 pagam, assim como os cães, metade da tarifa. A tabela de horários e outras informações podem ser obtidas em: http://www.dpp.cz/en/bus-ae-airport-express/

Leave a Reply

Your email address will not be published.