O circo que veio para o frio

Compartilhe

Flanando despreocupadamente em Paris pelo bairro do Marais, fui parar na Rue Amellot, no11º Arrondissement. Lá encontrei uma curiosa construção amarela, com diversas faces, todas enfeitadas com bonitos frisos emoldurando painéis em baixo relevo com cenas envolvendo cavalos. Complementando o tema, a entrada é guardada por duas estátuas equestres. Ativando o cérebro, calculei umas vinte faces – eu nunca tinha visto tantos lados, tão ao vivo e com tantas cores.

Cirque d'Hiver

Chegando mais perto descobri que se tratava do Cirque d´Hiver. O cartaz na entrada anunciava a programação para… o próximo inverno. Que bizarro! Um circo que só funciona no inverno? O bichinho da curiosidade já tinha me mordido. Como é que um empresário consegue bancar um negócio que só funciona por três meses no ano? Qual a importância do circo em Paris para merecer uma edificação daquele porte?

Cirque d'Hiver

Claro que na volta resolvi pesquisar sobre o Cirque d´Hiver descobrindo que ele tem uma longa e rocambolesca história. Soube que, inaugurado em 1852, é o mais antigo circo do mundo ainda em atividade. Que já alternou momentos de glória, de decadência e que foi cenário de um antigo filme de bastante sucesso, “Trapézio”, com Burt Lancaster, Tony Curtis e Gina Lollobrigida em 1956.

Cirque d'Hiver

Muito se perdeu da sua fachada original, mas atualmente o Cirque d´Hiver se encontra em uma de suas boas fases. A partir de 1984 além das atividades no inverno, o espaço passou a ser também alugado para produções teatrais, apresentações musicais e desfile de modas. Desde 2008 o Cirque d´Hiver exibe seu bem torneado corpinho icosagonal (Alguém ainda se lembra da geometria?), resultado de um cuidadoso trabalho de restauração que lhe devolveu as cores originais.

Cirque d'Hiver

Acabada a temporada de inverno, a trupe deixa Paris em caravana para se apresentar em outras cidades. O calendário de espetáculos e outras informações estão neste link. O Cirque d´Hiver fica no 110 da Rue Amellot, entre a Place de la Republique e a Place de la Bastille. A estação de metrô mais próxima é a Filles du Calvaire, linha 8.

Leave a Reply

Your email address will not be published.