A porção francesa de Istambul

Compartilhe

Toda grande cidade que se preza tem um bairro chinês, um bairro italiano ou indiano. Istambul que não é uma cidade qualquer, não foge à regra, mas varia um pouco o modelo com a sua mais que animada Rua Francesa.

Cezayir Sokagi, Istambul, Turquia

A pitoresca Fransiz Sokagi, ou Rua Francesa em Istambul é na verdade formada por duas pequenas ruas: a Cezayir Sokagi e a Cezayir Çikmazi. Com acesso pela Hayriye Caddesi, logo atrás do famoso Galatasaray Lisesi (Liceu) ou pela Bostanbasi Caddesi (na parte baixa), tem cerca de 30 prédios. Essa rua temática foi inaugurada em 2004 como um tributo à presença de franceses por muitos séculos em Istambul. A maioria das lojas no bairro de Beyoglu, como o primeiro cafés e cinemas em primeiro lugar, foram criados pelos franceses no século 19 influenciando a arquitetura e hábitos culturais do bairro.

Cezayir Sokagi, Istambul, Turquia

O projeto foi elaborado não apenas como homenagem, mas também com o objetivo de criar um espaço de entretenimento e arte além de oferecer ao pessoal de Istambul (e visitantes) uma forma de conviver com outras culturas com paz, tolerância, boa música, comida e bebida.

Cezayir Sokagi, Istambul, Turquia

O trabalho demorou dois anos para ficar pronto, mas valeu à pena. Contando com a colaboração da prefeitura de Paris as pedras da rua foram organizadas por arquitetos parisienses. Além da restauração dos prédios e das calçadas, foram instaladas antigas lâmpadas a gás de carvão importadas da França, aquecedores de rua e um sistema de som especial.

Cezayir Sokagi, Istambul, Turquia

Com a combinação de ambiente acolhedor, cafés charmosos, músicos de rua, bares e alguns restaurantes especializados em cozinha francesa, o sucesso foi imediato. O lugar vive cheio e nem o inverno afasta a galera, pois os aquecedores nas ruas permitem que as áreas abertas fiquem quentinhas.

Cezayir Sokagi, Istambul, Turquia

Além da parte de gastronomia, a rua também tem boutiques bacaninhas e galerias de arte. Visitar Cezayir Sokagi é um programa despretensioso que além de oferecer comida, diversão e arte permite conferir a pluralidade arquitetônica e cultural de Istambul. Para evitar subir ladeiras, o acesso mais confortável é a partir da movimentada (avenida) Istiklal Caddesi, como no mapa abaixo:

Cezayir Sokagi, Istambul, Turquia

5 thoughts on “A porção francesa de Istambul”

  1. Olá!!! Fiquei apaixonada por esta rua!
    ficarei hospedada no Sultanahmet… e pelo Google vi que dá uns 15 mins de carro… quanto ficaria a corrida de taxi num trajeto desse (considerando a ausência de trânsito)? Até que horas as lojas e restaurantes ficam abertos?

    PS: irei à Turquia em Maio/2012 e ficarei somente uns 3 dias inteiros em Istambul.

  2. Olá Estela,
    A época de sua visita é fantástica: espero que você encontre o mesmo céu azul que eu. Cezayr Sokagi, a rua francesa, fica no bairro de Beyoglu e é na verdade uma escadaria. Logo, começar pela parte de cima torna as coisas menos cansativas. Uma corrida de taxi de Sultanahmet até o Boulevard Tarlabasi, por exemplo, não chega a 20 liras. Exija que o motorista cobre pelo taxímetro – Ameacei descer de um que pediu 30 liras por um trajeto pequeno na madrugada, que acabou custando 5 liras. Se tiver oportunidade, aproveite para andar no funicular de Beyoglu, o “Tunel” – dê uma olhada no “post”.
    O horário de funcionamento do comércio é muito variável, em média das 09:30 até 13:00 e das 14:00 até 19:00. Bares e restaurantes na área de Beyoglu costumam varar a madrugada principalmente sextas e sábados.

  3. PS: acho que conseguirei ir nesta escadaria num domingo….. bjos

  4. Oi Estela,
    A rua Francesa fica perto de muita coisa interessante como a Istiklal Caddesi, a rua mais conhecida da cidade com um farto comércio e galerias antigas como a Çiçek Pasagi e a Atlas Pasagi, o mercado de peixe Balik Pazari,prédios bonitos de embaixadas e igrejas. Com toda certeza um passeio bem proveitoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.