Não existe quem visite Barcelona e deixe de pelo menos uma vez circular pela Rambla. Sem sombra de dúvida está entre as ruas mais famosas do mundo, e provavelmente a mais conhecida atração da cidade.
Na verdade a Rambla não é uma única rua. Ela é formada por várias pequenas Ramblas, daí ser chamada de Las Ramblas, no plural.
Começando na Plaça de Catalunya e seguindo em direção ao mar, passamos pela Rambla de Canaletes, Rambla dels Estudis, Rambla de Sant Josep, Rambla dels Caputxins, e Rambla de Santa Monica. Depois da construção do Shopping Maremagnum foi também incorporada a Rambla de Mar.
Com cerca de 1200 metros,sendo a passarela central exclusiva para pedestres, a Rambla é agradavelmente arborizada.
A Rambla estimula os sentidos a cada passo, mas é o tipo do passeio que você precisa fazer “plugado”. Se for espiar uma loja ou se dirigir a algum restaurante, ou hotel , pare de ficar olhando para o alto, e preste atenção. Nas laterais existem pistas para veículos: cuidado na travessia.
Em qualquer época do ano a Rambla é ocupada por hordas de turistas.
Este é um programa que necessariamente deve ser a pé, para que se possa curtir as mais criativas estátuas vivas representadas pelos artistas de rua, as bancas de flores, lojas de souvenirs, os prédios, e as pessoas desfilando.
Faz parte do folclore tomar um gole de água das Fonts Canalets, um popular ponto de encontro na cidade. Dizem que quem dela bebe se apaixona por Barcelona e que por mais longe que vá, voltará sempre.
Chovendo no molhado, lembro que inevitavelmente qualquer publicação turística sobre Barcelona, todos os guias, amigos, sites e fóruns, vão tocar o maior terror com relação aos batedores de carteira na Rambla. Sim, eles existem. Mas se cuidados básicos de turista atento forem tomados, o seu passeio será tranqüilo. Eles são rápidos e eficientes, mas nunca atacam com agressividade e não escolhem quem está ligado.
Também pra lá de sabido é que os restaurantes com cadeiras nas Ramblas cobram verdadeiros absurdos por comida medíocre. Se sua opção não envolve grandes pretensões gastronômicas, sente, tome uma sangria e aproveite para descansar e ver o povo passar. Se a grana estiver curta, o Mc Donald’s também tem suas mesinhas na Rambla. Só que o garçom vai ser você: Depois da compra, pegue sua bandeja, saia da loja, atravesse a rua e se instale. Já dá para tirar uma onda.
Se for percorrer a Rambla seguindo em direção ao mar, comece pela Plaça de Catalunya, cuja estação de metrô Catalunya é servida pelas linhas 1,3 6 e 7. Caso escolha a direção contrária, desça na estação Drassanes da linha 3.
O título do post é uma homenagem a Miguel, sobrinho querido, grande companhia de viagem e criador da expressão que a família adotou quando vai fazer um agradável passeio por uma rua de pedestres: “Vamos Ramblar?”. A primeira foto, com ponto de vista privilegiado para a Rambla, foi feita do alto do “Mirador de Colom”.
Metrô de Barcelona:
http://www.tmb.net/en_US/home.jsp
Mapa e endereço do McDonald’s na Rambla:
http://www.laramblabcn.com/cat_associats_detall.html?Id=218
Mirador de Colom:
A Rambla fica bem melhor com o sorvete Dino’s.Não deixe de recomendar a seus seguidores.
Puxa, o Dino’s Gelats… Bom é pedir a casquinha com dois sabores. O de avelã é o bicho… Tem um de chocolate, acho que se chama “Baccio de Torino”, tem um de menta com lascas de chocolate, se não me falha a memória, “After Eight”.
Esse assunto dos cuidados básicos de segurança dá um post hein?
O assunto rende e vale um post. Usando bom senso e desconfiômetro, já estamos por tabela nos livrando de roubadas. Idéia anotada, aguarde-me – obrigada.
comentário retardatário… conheci hoje o blog. que saudades de barcelona! obrigado pela homenagem tia moma!
Mig,
A espressão que você criou entrou para o patrimônio. Nada mais justa a homenagem.
Beijos