Navegar é preciso

Compartilhe

A história da Holanda sempre foi ligada à navegação e ao comércio marítimo. Um turista que passeie por Amsterdam percebe a importância dessa atividade pelo tamanho e suntuosidade dos prédios das antigas empresas. Depois de uma visita ao Museu Marítimo, “Scheepvaartmuseum”,antiga sede Companhia das Índias Orientais Holandesas (a VOC) ou ao Museu NEMO,quem segue em direção a Estação Central vai encontrar no meio do caminho um edifício incomum.

Hotel Amrath

Na esquina da Prins Hendrikkade com Binnenkant fica o luxuoso Grand Hotel Amrâth. O prédio é um espetáculo. Quem o vê de longe ou do alto, nota que seu formato é de uma proa de navio, e pela posição, seguindo em direção ao mar.

Hotel Amrath

O edifício foi projetado pelos irmãos Van Gendt A. Lzn e JM van der Mey e começou a ser construído em 1913. O então moderno prédio de escritórios seria ocupado pelas sedes de seis poderosas empresas de navegação holandesas.

Hotel Amrath

O antigo “Het Scheepvaarthuis” é considerado uma obra-prima e um notável exemplo de um dos mais importantes estilos de arquitetura holandesa do século 20, a Escola de Amsterdam.

Hotel Amrath

A localização do prédio foi especialmente bem escolhida. Foi ali, bem na frente, o local de onde partiu o primeiro navio holandês em direção às “Indias”.

Hotel Amrath

O monumental edifício de escritórios homenageia a história da Holanda como um país ligado ao mar. Vale a pena se deter para observar minuciosamente os detalhes.

Hotel Amrath

Na fachada do prédio (e também na parte de dentro) diversos elementos fazem alusões a símbolos da navegação ou partes de um navio. É divertido tentar identificá-los.

Hotel Amrath

Próximas à entrada principal existem alegorias simbolizando os quatro mares. No teto do pórtico na entrada, as lâmpadas representam a constelação da Ursa Maior com a Estrela do Norte, a guia número um dos antigos navegadores.

Hotel Amrath

Nas janelas ao lado da entrada principal, está lá Netuno, com o globo terrestre e as quatro direções do vento. Acompanhando o prédio vão aparecer cavalos marinhos, golfinhos, âncoras e ondas revoltas. Sem trocadilho, é uma viagem.

Hotel Amrath

“Het Scheepvaarthuis” manteve sua função original até 1981 quando a última das seis companhias de navegação deixou prédio. De 1983 até 2004 foi a sede da GVB, a Empresa Municipal de Transportes Amsterdam. Atualmente é ocupado pelo hotel Grand Amrâth Amsterdam.

Hotel Amrath

Em uma visita que fiz à Amsterdam fiquei frustrada por não ter conseguido ver “Het Scheepvaarthuis”. Foi até melhor, pois quando voltei já tinha lido tudo o que tinha direito e pude aproveitar melhor cada detalhe. Só ficou faltando a visita guiada que acontece apenas aos domingos.

Hotel Amrath

Tomar um drinque no bar, um chá à tarde ou jantar no restaurante do hotel podem ser uma ótima desculpa para se conhecer parte do interior do prédio. “Het Scheepvaarthuis” está “ancorado” na Prins Hendrikkade 108-114. Saindo da Estação Central é uma agradável caminhada de dez minutos passando em frente à bonita Igreja de São Nicolau.

Leave a Reply

Your email address will not be published.