Na Holanda, nem sempre Deus ajuda quem cedo madruga

Compartilhe

Amsterdam

Viajante voraz que sou, procuro aproveitar cada minuto da viagem circulando até tarde da noite. No dia seguinte já estou de pé bem cedo para visitar as atrações mais populares que, à medida que a manhã avança, vão ficando entupidas de “colegas” turistas.

Amsterdam - Estação Central

Um esquema de viagem intenso como este acaba cansando e em alguns dias a programação fura. O sono é mais forte e em alguma hora cobra a fatura. Depois de muito apanhar, estou aprendendo a fazer roteiros maleáveis que se adaptem a preguiça ou outros contratempos. O caminho é longo, cheio de recaídas e, às vezes, o crime até compensa:

Trens na Holanda

Em uma recente viagem, nossa última etapa era Amsterdam com direito a um bate e volta para Roterdam. Vencidos pelo cansaço, acordamos tarde e não deu para pegar o já planejado trem das sete da manhã. Chegamos à Estação Central depois das nove horas e, sem dinheiro trocado, fomos comprar a passagem na bilheteria. Descobrimos com grata surpresa, que bilhetes emitidos depois das nove da manhã tinham direito a um bom desconto. Como era outono, estava rolando uma promoção: A passagem em primeira classe de um dia inteiro para duas pessoas, com viagens ilimitadas por toda a Holanda foi uma verdadeira barganha.

Trens na Holanda

Passagens de trem na Holanda são relativamente caras, considerando a curta distância entre as cidades. Uma boa programação da viagem permite visitar um monte de lugares interessantes dentro do país tirando partido dessas promoções. É recomendável uma dose de bom senso no roteiro, para evitar passar a maior parte do tempo dentro de trens holandeses ao invés de ver a própria Holanda. Alguns tentadores percursos:

• Amsterdam- Haarlem (16 minutos)
• Haarlem – Leiden (19 minutos)
• Leiden – Haia (13 minutos)
• Haia – Delft (7 minutos)
• Delft – Roterdam (12 minutos)
• Roterdam – Gouda (21 minutos)
• Gouda – Utrecht (20 minutos)
• Utrecht – Arnhem (39 minutos)
• Arnhem – Apeldoorn (48 minutos)
• Apeldoorn – Amsterdam (1h40minutos)

Trens na Holanda

Quem viaja para a Holanda pode se beneficiar dos descontos sazonais como o “Lentetoer” na primavera ou o “Herfsttoer” no outono. Durante o alto verão também existem promoções (a “NS Zomertoer”). Independente de época, quem compra um passe de um dia (Dagkaart) ou uma passagem simples depois das nove horas da manhã ou durante os finais de semana a qualquer hora, tem quarenta por cento de redução no valor do bilhete.

Deus ajuda quem cedo madruga? Sei não…

Leave a Reply

Your email address will not be published.