Um bom lugar para se perder em Barcelona: Parc del Laberint

Compartilhe

Parc del Laberint d’Horta

Reza uma lenda em Barcelona, que quem bebe a água das Fonts Canalets, que ficam logo no início das famosas Ramblas se apaixona pela cidade e acaba voltando. Coincidência ou não, aconteceu comigo. Toda viagem que faço a Europa, acabo dando um jeitinho e incluindo a querida capital da Catalunha no roteiro.

Parc del Laberint d’Horta

Barcelona até hoje não me decepcionou. Sempre acabo descobrindo uma novidade ou alguma atração ainda não vista. O tempo da estadia nunca é suficiente. Quando estou lá, fantasio situações que poderiam prolongar a permanência, tipo cancelamento de vôo, por cinzas vulcânicas ou afundamento das estradas e ferrovias no caminho para o aeroporto. Assim, sem responsabilidade nenhuma, eu teria que ficar pela cidade e, quem sabe, perder o caminho da volta.

Parc del Laberint d’Horta

Infelizmente, as obrigações e o GPS não permitem que eu me perca. Mas Barcelona é tão “parceira” que oferece uma agradável solução paliativa: Um maravilhoso parque com um labirinto que mata a vontade de ser perder sem o perigo de não poder voltar para casa e permanecer retida de maneira forçada e com despesas não desejadas.

Parc del Laberint d’Horta

O Parc del Laberint fica no bairro de Horta, uma área fantástica e pouco conhecida da cidade. Por ficar afastado do centro é uma atração pouco visitada  por turistas escondendo  jardins de rara beleza em um ambiente despoluído e revigorante. Procurado por famílias para piqueniques é facilmente atingível por metrô. Da estação Mundet na linha 3 é uma caminhada de cerca de 500 metros, passando pelo Velódromo de Horta.

Parc del Laberint d’Horta

Os jardins se espalham em diversos níveis com lagos, canteiros, estátuas, pracinhas e uma área com mesas junto à entrada para piqueniques. O nível sem dúvida mais interessante é o inferior, onde fica o labirinto de ciprestes. Para os que conseguem atingir o centro, lá estão alguns banquinhos para descansar da aventura uma pequena fonte alem da estátua de Eros, o deus grego do amor.

Parc del Laberint d’Horta

Parc del Laberint d’Horta

Parc del Laberint d’Horta

Um pouco acima do labirinto,dois pequenos templos com as estátuas de Diana e Artemis. Subindo as escadas se chega ao Pavilhão das nove musas. Um pouquinho acima, com acesso também por escadaria, há um plácido açude habitado por carpas vermelhas.

Parc del Laberint d’Horta

O Parc del Laberint d’Horta é o mais antigo da cidade. Os jardins já foram usados para recepções da realeza e apresentações teatrais. Uma locação tão bonita como essa não passou despercebida por produções cinematográficas. Os jardins serviram de cenário para algumas cenas do filme “O Perfume”.

Parc del Laberint d’Horta

Uma visita ao Parc del Laberint é altamente desestressante. Caminhar pelos jardins ouvindo o canto dos pássaros, o barulho das águas nos córregos faz a gente esquecer a vida e não ter vontade de sair de lá.

Parc del Laberint d’Horta

A propósito: Aquela história de que a melhor maneira de se entrar ou sair de um labirinto é seguir sempre pela direita é completamente furada – pelo menos nesse labirinto. Tentei e quebrei a cara. O desafio de chegar ao centro e sair dele é uma experiência muito legal. Experimente: Você vai economizar uma boa quantidade de sessões de análise com essa jornada digna de um Teseu.

Parc del Laberint d’Horta

2 thoughts on “Um bom lugar para se perder em Barcelona: Parc del Laberint”

  1. QUE LUGAR LINDO!OBRIGADA POR NOS AJUDAR A DESCOBRIR OS RECANTOS DE BARCELONA.ABRACOS

  2. Não tem de quê.
    Espero que sua visita a Barcelona esteja próxima. Se puder escolher a segunda quinzena de setembro para ir, ainda leva de brinde a maravilhosa festa da Mercê. É uma época fantástica. Aproveite!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.