Percorrer a famosa Gran Via é programa obrigatório na capital espanhola. Ligando a Calle de Alcalá a Plaza de España, esta importante avenida com bonitos prédios, repleta de lojas, restaurantes, casas de diversão, cinemas e teatros, no passado conhecida como a “Broadway madrilena”, é animada a qualquer hora do dia.
Quem por descuido, ou de propósito, resolve enveredar pelas ruas ao redor além da inesperada tranquilidade corre o risco de descobrir atrações não tão ou conhecidas, mas suficientemente interessantes como a curiosa Iglesia de la Buena Dicha.
Escondida em uma rua estreita e pouco movimentada no bairro de Malasaña, a pouquíssimos passos da Gran Via, a igreja da Buena Dicha é um verdadeiro mostruário de variados estilos arquitetônicos de diversas épocas. Reunidos sem muito rigor ou fidelidade, os elementos deste “samba do crioulo doido”, ingredientes infalíveis para uma receita desastrosa, conseguem conviver com miraculoso equilíbrio.
É divertido parar na rua e calmamente examinar a fachada da igreja tentando descobrir o que pode ser chamado de mourisco, de gótico, de românico, de renascentista ou até de art-nouveau, conhecido na Espanha como modernismo. É incrível como referências tão diferentes conseguiram ser tão bem combinadas.
O interior também reflete a mistura de estilos. O retábulo atrás do altar e algumas das capelas laterais são art-nouveau, outros lembram o gótico. Porém, o detalhe que mais me encantou na igreja foi a abóbada no centro, toda decorada em tons de azul.
Construída no local do antigo Hospital e Cemitério de Nuestra Señora de la Concepción de la Buena Dicha, fundado em 1594 para atender a doentes pobres e demolidos no final do século dezenove, a atual igreja da Buena Dicha foi projetada em 1916 pelo arquiteto Francisco García Nava, também autor da parecida capela no cemitério de Almudena.
Listada como Bem de Interesse Cultural pelo Patrimônio Histórico Espanhol, Iglesia de la Buena Dicha fica na Calle de Silva 23, no bairro de Malasaña e abre diariamente entre 12h00 e 13h30 e 1830 e 20h30. As estações de metrô mais próximas são Callao (linhas 3 e 5) e Santo Domingo (linha 2).