Torre dei Lamberti – Para ter Verona a seus pés

Compartilhe

Torre dei Lamberti

Com fama de ser uma das cidades mais românticas do mundo, Verona, oferece muito mais do que hipotéticas locações de Romeu e Julieta. Com uma privilegiada situação na região do Vêneto, é além de excelente base para visitar o nordeste da Itália, um lugar repleto de atrações interessantes com um belíssimo centro histórico.

Torre dei Lamberti

Explorar a pé a área da Piazza delle Erbe e da Piazza dei Signori é um verdadeiro deleite. Entre elas, nesta área tão movimentada, a imponente Torre del Lamberti, curiosamente pouco visitada, um local que proporciona um fantástico panorama não apenas do centro histórico, mas de toda a cidade serpenteada pelo Rio Adige e emoldurada pelas montanhas.

Torre dei Lamberti Torre dei Lamberti

A torre medieval dei Lamberti é a mais alta de Verona. Erguida no século 12 passou ao longo dos tempos por diversas alterações. Parte dela foi restaurada e aumentada no século 15, por ter sido atingida por um raio e no século 18 recebeu o relógio.

Torre dei Lamberti

A torre ainda mantém seus dois sinos, o Rengo e o Marangona, que antigamente, além de sinalizavam as horas desempenhavam função informativa. O Rengo servia para convocar o Conselho da cidade e convocava os cidadãos para a guerra. O Marangona assinalava o fim do expediente para os trabalhadores e funcionava como alarme em caso de incêndio.

Torre dei Lamberti

Mesmo sendo uma edificação bastante antiga, subir a torre não é tarefa que demande esforço, pois ela conta com uma preciosa amenidade dos tempos modernos, um elevador. É claro que ainda restarão alguns degraus até o campanário, um pequeno sacrifício totalmente recompensado com a fabulosa vista de 360 graus da cidade. Aí, sim, se perde o fôlego.

Torre dei Lamberti

Com bastante espaço, o campanário não passa a desagradável sensação de confinamento e tal conforto estimula a permanecer por mais tempo aproveitando para admirar calmamente a cidade lá embaixo fotografando tudo o que tem direito sem pressa de descer. O único inconveniente talvez possa ser o estonteante barulho dos sinos tocando. Há ainda uma escada em espiral com cerca de 80 degraus que dá acesso ao topo da torre.

Torre dei Lamberti

A Torre dei Lamberti funciona todos os dias da semana. De junho a setembro das 08h30 até as 20h30, sendo que nas sextas feiras até 23h00. Nos meses de outubro a maio, o encerramento é à 19h30. O endereço oficial é Via della Costa, 1 e o acesso é pelo Cortile del Mercato Vecchio, onde se pode admirar a belíssima Scalla della Ragione em mármore rosa, a entrada para o Palazzo della Comune.

Leave a Reply

Your email address will not be published.