A cidade de Menton na Riviera Francesa e Jean Cocteau – Uma história de amor

Compartilhe

Considerado um dos mais importantes cineastas do mundo, o genial Jean Cocteau, assim como muitos artistas de sua época, viveu grande parte de sua vida na Riviera Francesa, na cidade de Cap Ferrat. Com um talento sem limites, alcançou destaque sucesso em todas as áreas em que atuou quer como poeta, escritor, ator, dramaturgo, diretor teatral, cartunista, pintor, ceramista e escultor.

Vieux Menton, Menton, França

Em um festival de música nos anos 1950, apaixonou-se por Menton, a última cidade francesa da Riviera, quase na fronteira com a Itália. Recebendo o convite do prefeito, de quem se tornou amigo, para decorar o salão de casamentos da prefeitura, teve início aí uma bonita relação de amor entre o artista e a cidade, deixando um consistente legado. Quem visita a região deve aproveitar e dar uma esticada para, além de ver a cidade, conhecer algumas das obras deste artista completo.

Vieux Port, Menton, França

O lindo salão de casamentos da prefeitura de Menton é inteiramente decorado com murais em arabescos coloridos com figuras estilizadas baseadas nas cores da bandeira da cidade e elementos locais como peixes, flores e frutos. Um dos painéis com motivos gregos representa a morte de Eurídice junto de centauros e Orfeu.

Mairie de Menton, Menton, França

Com ingresso barato, a “Salle des Mariages” da prefeitura (Mairie) de Menton, que fica na Place Ardoino, pode ser visitada nos dias úteis de 08h00 até 16h30, com fechamento para almoço entre 12h00 e 14h00. Como fotos não são permitidas sua beleza pode ser vista neste vídeo do Ofício de Turismo: https://www.youtube.com/watch?t=60&v=ljCkCQw8B6I

Museu Bastion Jean Cocteau, Menton, França

Enquanto trabalhava no salão de casamentos, o prefeito ofereceu a Jean Cocteau um espaço para que suas obras fossem expostas em um museu na cidade, em um pequeno forte entre o porto antigo e o atual “calçadão marítimo”. Participando da restauração, o artista criou e supervisionou a instalação dos mosaicos em seixos que decoram a fachada e os pisos do “Bastion Jean Cocteau”.

Museu Bastion Jean Cocteau Menton, França

O “Musée-Bastion Jean Cocteau” funciona de quartas a segundas de 10h00 a 18h00, também com “siesta” entre 12h00 e 14h00. O endereço é Quai Napoléon III – Bastion du Vieux Port. Depois da inauguração do Museu Jean Cocteau ali perto, o espaço abriga exposições temporárias de trabalhos do artista. O preço da visita é módico e, se combinado com o novo museu, é gratuito – https://www.menton.fr/Musee-du-Bastion.html

Museu Bastion Jean Cocteau

Aproveitando a forte ligação entre Cocteau e o lugar, a municipalidade de Menton assumindo o compromisso de construir um museu de projeção mundial, convenceu o grande colecionador das obras do artista, Séverin Wunderman, a doar cerca de 1800 trabalhos à cidade.

Museu Jean Cocteau

Inaugurado em 2011 com projeto do arquiteto Rudy Ricciotti, o Museu Jean Cocteau-Coleção Séverin Wunderman é branco, discreto e lembra a forma de um polvo – Talvez uma associação aos inúmeros talentos de Jean Cocteau. Com uma enorme área, faz jus à imensa criatividade do artista oferecendo um consistente acervo de desenhos, pinturas, cerâmicas, tapeçarias, joias, além de vídeos e filmes.

Museu Jean Cocteau

Além dos trabalhos de Cocteau, o museu exibe boa quantidade de obras de camaradas, como Picasso, Modigliani, Miró e De Chirico, entre outros. Há também uma coleção de depoimentos e fotografias capturadas por seus incontáveis e famosos amigos, mostrando a vida pessoal do artista.

Museu Jean Cocteau

O Museu Jean Cocteau é um senhor museu e funciona nos mesmos dias e horários do vizinho Bastion Jean Cocteau, porém com expediente continuado. O endereço é 2, Quai de Monléon. Informações sobre o prédio, acervo e exposições temporárias estão em http://www.museecocteaumenton.fr/-Le-musee-.html

Quai de Monléon

A pouco mais de 30 minutos de trem de Nice ou de San Remo na Itália, visitar a cidade de Menton para conhecer os trabalhos de Jean Cocteau e de quebra apreciar sua beleza e luminosidade características da Riviera Francesa é um passeio que além de totalmente descomplicado é barato. Vale ser adicionado à lista de viagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.