O inusitado elevador de Montegalletto em Gênova

Compartilhe

Quem chega a Gênova é atraído pelo bonito panorama criado por sua especial topografia. Com uma pequena faixa de terra plana comprimida entre o mar e a montanha, a cidade precisou se desenvolver verticalmente ao longo das íngremes encostas e suas inúmeras edificações formam uma espécie de arena emoldurando o porto.

Por sua histórica relação com o mar, é impensável visitar esta cidade italiana sem admirar do alto a curvatura do litoral, o porto e seu enorme centro histórico já que o acesso às partes mais íngremes sem precisar encarar longas escadarias ou ladeiras é simples e barato graças a peculiar estrutura de transportes em Gênova com seus elevadores e funiculares públicos.

Gênova, Itália

Para atender às necessidades de uma cidade encarapitada ao longo da montanha, Gênova conta em sua rede de transportes urbanos com doze elevadores e três funiculares que permitem aos moradores atingir sem sacrifícios as áreas mais elevadas. Para os visitantes é uma útil conveniência que permite vislumbrar cenários espetaculares de diversos pontos e, de quebra, conhecer uma atração turística incomum, o “Ascensore Castello D’Albertis – Montegalletto”.

Ascensore Montegalletto

Construído nos anos 1920, o “Ascensore Montegalletto” emprega uma tecnologia única que surpreende até os dias de hoje. Para vencer uma diferença de altura de cerca de setenta metros a cabine percorre automaticamente um túnel horizontal terminando o trajeto verticalmente.

Ascensore Montegalletto

Ligando a parte baixa da Via Balbi, próxima da estação ferroviária Piazza Principe, ao bairro de Montegalletto, no Corso Dogali, o serviço é operado por duas cabines comportando cerca de vinte passageiros que transportam em média quatrocentas pessoas por hora em cada sentido.

Ascensore Montegalletto

É interessante acompanhar o trabalho coordenado das duas “composições”. Quem embarca na direção Balbi-Dogali começa o caminho por túnel de quase trezentos metros e espera por muito pouco tempo na base a chegada da outra cabine para, agora ocupando seu lugar, prosseguir a viagem no sentido vertical. Veja como é neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=BJ2fgb8kLMM

Vista do Castello D’Albertis

O Ascensore Castello D’Albertis – Montegalletto, também conhecido como “Balbi-Dogali”, funciona nos dias úteis entre 06h45 e 21h20 e nos domingos e feriados entre 08h00 e 21h00. O valor da passagem unitária para os elevadores públicos de Gênova bem como o do passe de quatro viagens (compartilhável) pode ser conferido na relação de tarifas urbanas da empresa de transportes AMT em https://www.amt.genova.it/amt/biglietti-e-abbonamenti/

Sendo por si só curioso, divertido e barato, o ascensori “Balbi-Dogali” é também uma prática e rápida forma para atingir uma excelente atração que reúne um fantástico palacete, um ótimo acervo e uma fantástica vista da cidade: o “Museu das Culturas do Mundo – Castello D’Albertis”. Já tendo sido comentado aqui no blog (neste post), é um museu muito interessante incluído no útil passe “Card Musei di Genova”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.