Transporte barato e bom entre o aeroporto e Barcelona

Compartilhe

Por não termos a cultura de utilizar transportes públicos para ir ou sair de um aeroporto em nosso país, é muito comum a ideia de que as únicas formas confiáveis e confortáveis para fazer este tipo de trajeto sejam os taxis ou serviços de traslado.

Aeroporto de Barcelona

Apesar de existirem serviços de ligação entre muitas das nossas cidades e seus aeroportos, a maioria dos viajantes brasileiros, mesmo estando na Europa, dificilmente cogita usar uma forma diferente da que está habituado e, por falta de pesquisa, acaba gastando muito mais dinheiro e, em muitos casos, até tempo do que precisaria em uma viagem igualmente satisfatória.

Aeroporto de Barcelona

Como a quase totalidade das cidades europeias, Barcelona, na região espanhola da Catalunha não é exceção e a ligação entre seu aeroporto que fica a 13 quilômetros na cidade de El Prat de Llobregat pode ser feita de forma muito simples, rápida e barata por meio de ônibus ou trens.

Plaça de Espanya

Com a inauguração em 2009 de um segundo terminal, o atual T1, responsável pela maioria dos voos, incluindo os intercontinentais, as antigas instalações, próximas da estação de trens, o agora denominado terminal T2 recebe normalmente os voos de empresas europeias de baixo custo.

Plaça de Catalunya

Os terminais são ligados por um serviço de ônibus que funciona de forma gratuita e ininterrupta, conveniente para os que fazem conexões em terminais diferentes, ou querem do terminal 1 ir para a estação de trens que fica no terminal 2. O mapa do itinerário pode ser baixado deste link: http://www.aena.es/csee/Satellite/Aeropuerto-Barcelona/es/Page/1237554380406//Conexion-entre-terminales.html

As alternativas são:

Aerobús

É um serviço de “shuttle” em confortáveis ônibus com espaço designado para a bagagem. Tem duas linhas distintas que ligam o centro aos terminais 1 ou 2.

Vantagens – Frequência elevada, Wi-Fi a bordo, desconto no bilhete ida e volta (válido até 15 dias), compra antecipada online e apenas três paradas: em Plaça de Espanya, estação de metrô Urgell e Plaça de Catalunya.

Desvantagens – Não é integrado ao sistema tarifário municipal e o troco máximo para pagamentos em espécie é de 20 EUR.

Preços – 5,90EUR, uma viagem e 10,20EUR ida e volta (valores em abril/17).

Onde é vendido – online, nos terminais de autoatendimento no aeroporto e na Plaça de Catalunya e com o motorista.

Tempo de viagem – média de 35 minutos até a Plaça de Catalunya

Frequência – 10 minutos entre 07h00 e 22h00 e 20 minutos entre 05h00 e 07h00 e entre 22h00 e 00h30

Horário de funcionamento – Todos os dias das 05h00 às 00h30

Informaçõeshttp://www.aerobusbcn.com/en

Aeroporto de Barcelona

Trem regional (Rodalies) R2 Nord

É um trem suburbano administrado pela empresa ferroviária espanhola, RENFE. Para o sistema municipal de transportes de Barcelona (TMB) a estação Aeroporto é considerada zona tarifária 1.

Vantagens – Viagem mais rápida e barata que o ônibus, pode ser usado (e partilhado) por quem compra um bilhete de transportes de 10 viagens de Barcelona e atende as estações de Sants, Passeig de Gràcia, El Clot-Aragó e Sant Andreu Comtal.

Desvantagens – Frequência menor que o ônibus, normalmente cheio e para quem chega ou parte pelo T1, a necessidade de conexão pelo ônibus gratuito entre os terminais.

Preços – 4,10EUR unitário da RENFE (zona 4). No bilhete da empresa de transportes de Barcelona (TMB) o bilhete T-10 com dez viagens custa 9,95EUR, ou seja, 0,95EUR (valores em abril/17).

Onde é vendido – Terminais de autoatendimento nas estações da RENFE. Na estação Aeroporto, há também um terminal da empresa TMB.

Tempo de viagem – 20 minutos até Barcelona-Sants, 26 minutos até Passeig de Gràcia.

Frequência – 30 minutos, com saídas da Estação Aeroporto hora e oito e hora e trinta e oito minutos.

Horário de funcionamento – Entre 05h42 e 23h38

Informaçõeshttp://www.renfe.com/EN/viajeros/cercanias/barcelona/

Trem RENFE Rodalies

Metrô

Em funcionamento desde fevereiro de 2016 a linha 9 tem 3 estações onde é possível fazer troca com outras linhas do metrô: Torrassa (com L1), Collblanc (com L5) e Zona Universitària (com L3).

Vantagens – Integrado ao sistema de transportes de Barcelona a TMB, e estações nos dois terminais do aeroporto.

Desvantagens – A linha 9 não passa pelo centro da cidade. É necessidade de fazer baldeação com as linhas 1, 3 ou 5. O bilhete de transporte com 10 viagens (o T-10) não é válido nas estações do aeroporto.

Preços – Bilhete especial aeroporto, 4,50EUR (valores em abril/17).

Onde é vendido – Terminais de autoatendimento nas estações

Tempo de viagem – 27 minutos até a estação Torrassa, mais a viagem na segunda linha até a parte central da cidade. (De Torrassa até Plaça de Catalunya, cerca de 15 minutos)

Frequência – 7 minutos, podendo aumentar em horários de pico

Horário de funcionamento – Seg a qui entre 05h00 e 00h00h, sex e vésperas de feriados entre 05h00 e 02h00h, sáb serviço contínuo até 00h00h do dom.

Informações – https://www.tmb.cat/en/visit-barcelona/public-transport/from-airport

Metrô Barcelona

Dependendo do horário da viagem e do tamanho do grupo, três ou quatro passageiros, o rateio da corrida de taxi mais o adicional por cada mala pode sair quase igual ao do Aerobús. É prudente evitar os engarrafamentos dos horários de pico e lembrar que a bandeira dois funciona a partir das 21 horas e aos sábados, domingos e feriados.

Aeroporto de Barcelona

Para os que estão com orçamento apertado e precisam chegar ou sair do aeroporto entre 01h00 e 05h00 da madrugada, há ainda o serviço noturno das linhas de ônibus N17 (teminal 1) e N16 (terminal 2) do ligando o aeroporto à Plaça de Catalunya.

Vantagens – Preço baixo

Desvantagens – Intervalos grandes entre as viagens e, sendo uma linha convencional, não há espaço designado para a bagagem.

Preços – 2,15EUR (em abril/17).

Onde é vendido – A passagem pode ser comprada com o motorista

Tempo de viagem – entre 30 e 40 minutos

Frequência – a cada 20 minutos

Horário de funcionamento – entre 22h00 e 05h00

Informações – http://www.emt-amb.com/principales/TiraLinea.aspx?linea=224

http://www.emt-amb.com/Principales/TiraLinea.aspx?linea=223

Leave a Reply

Your email address will not be published.