A imperdível Festa da Mercê em Barcelona

Compartilhe

Festa da Mercê

Coincidindo com o final do verão, acontece na segunda quinzena de setembro o maior festival da cidade de Barcelona, as “Festes de La Mercè”. Durante a semana que precede o dia 24, dia da padroeira, Nossa Senhora das Mercês, há uma infinidade de eventos em todos os bairros. Uma comemoração que em magnitude e animação é comparável ao Carnaval do Rio de Janeiro.

Festa da Mercê

A festa da Mercè é uma imperdível oportunidade para conhecer os símbolos e tradições da riquíssima cultura popular da Catalunha. A comemoração começa na Plaça de Sant Jaume, no Bairro Gótico, com a cerimônia de abertura, o “Toc d’Inici”, com a apresentação dos gigantes que representam personagens populares acompanhados pela orquestra “Ministrils del Camí Ral”.

Festa da Mercê Festa da Mercê

Depois disso, a festa está autorizada a começar. Daí para frente, por toda a semana, os eventos pipocam por toda a cidade. Há desde apresentações da tradicional dança “Sardana” em frente à Catedral, ao “Correfoc”, um desfile com dragões e demônios que com vão soltando fogos em direção à multidão ao som de tambores, que recentemente foi enquadrada, perdendo sua “periculosidade”.

Festa da Mercê

A festa da Mercê dá a oportunidade de assistir a diversas apresentações dos “Castellers”, um verdadeiro espetáculo de perícia, disciplina e equilíbrio em que os participantes formam uma torre humana. A base é formada pelos mais fortes, o meio pelos mais ágeis, sempre finalizada com uma criança no topo que saúda a multidão.

Festa da Mercê Festa da Mercê

Paralelamente acontecem desfiles como a Xambanga de Gegants, a parada Cavalcada de la Mercè na Rambla, procissões, concursos de decoração de ruas em todos os bairros, fogos de artifício e concertos na praia, além do solene encerramento com espetáculo “Piromusical” na Plaça de Espanya.

Festa da Mercê

“La Mercè” não se restringe a tradicionais eventos religiosos ou folclóricos. Durante a celebração acontecem festivais de música eletrônica, hip-hop, dança, teatro, exposições de arte contemporânea, documentários e arte urbana.

Festa da Mercê

Festa da Mercê

Durante a festa são realizados um festival de vinhos e a a feira das associações na Plaça de Catalunya, entre tantos outros. Nesta época também acontece um “Portas Abertas”: Numerosos, museus, galerias e até locais normalmente não visitáveis, recebem gratuitamente visitantes.

Festa da Mercê

Para as crianças são incontáveis as atividades como oficinas de arte e artesanato, circo, teatro, uma versão mirim do “Correfoc”, e as projeções noturnas na fachada do prédio da prefeitura, o Ajuntament de Barcelona, na Plaça de Sant Jaume.

Festa da Mercê

Quem está em Barcelona nesta época não tem desculpas para perder a festa: Praticamente todos os eventos são gratuitos e os transportes funcionam muitíssimo bem. Nas sextas-feiras, fins de semana e no dia do encerramento, o metrô funciona ininterruptamente, e durante todo o período da comemoração o serviço de ônibus é reforçado com mais veículos.

Festa da Mercê

A maior dificuldade para um visitante durante a festa da Mercè, excluindo encontrar hospedagem, é criar um plano para estar presente na maior quantidade possível de eventos. É a perfeita ocasião para lamentar o fato de não sermos onipresentes. Para aumentar o nível de ansiedade e decidir o que não vai dar para ver, consulte a programação em http://lameva.barcelona.cat/merce/es

Leave a Reply

Your email address will not be published.