Obrigada, Sra. Ryanair, sem você eu não conheceria Girona

Compartilhe

Há um ditado que diz que se a vida lhe dá um limão, faça uma limonada. Essa frase encerra uma enorme lição de otimismo e criatividade, que pude conferir: Pesando prós e contras, decidi comprar um bilhete aéreo Barcelona-Paris pela Ryanair, que, diga-se de passagem (sem trocadilho), estava ridiculamente barata mas, claro, contendo senões.

Para começar, o vôo estava marcado para as seis e cinquenta da manhã, logo eu teria que madrugar chegando ao aeroporto duas horas antes, ou seja, às cinco horas da matina, para fazer o check-in.

Pujada de Sant Domènec

Para terminar, esse aeroporto não ficava exatamente em Barcelona: Era em Girona, cidade distante cerca de cem quilômetros, leia-se uma hora e pouco de viagem seja de trem ou de ônibus. A propósito: o vôo me deixaria em Beauvais, uma cidade cerca de oitenta quilômetros distante de Paris e… uma hora de viagem.

Igreja de Sant Nicolau

Ou seja: Numa estimativa bastante otimista, sem dormir, eu teria que sair do hotel em Barcelona às duas e meia da manhã, pegar um taxi até a estação de trens ou a rodoviária. Dali esperaria o trem ou ônibus com partida às três e meia da madrugada para chegar ao Aeroporto próximo a cidade de Girona às dez para as cinco, horário do check-in. Uma viagem bem masoquista, convenhamos.

Catedral de Girona

Aí entra a história do limão. Claro que para pegar um voo antes das sete da manhã teria que haver sacrifício. Por outro lado, ganharia ao chegar cedo em Paris tendo o dia inteiro para aproveitar, além de tirar um cochilo de duas horas no avião.

Banys Àrabs

Já que a estada em Barcelona era razoavelmente longa, decidi passar as duas últimas noites em Girona, a cidade mais próxima do aeroporto. Fazendo a viagem de ônibus no final da tarde e sendo horário de verão, tive ainda umas quatro horas de luz para, encantada, descobrir como era bonita a cidade.

Passeig de la Muralla

No dia seguinte aproveitei para na parte da manhã visitar o Teatro Museu Dali, que fica na cidade de Figueres, terra natal do talentoso artista. De Girona para lá a viagem é de cerca de meia hora, tanto de trem como de ônibus. As estações ficam próximas em ambas as cidades, mas escolhi ir de trem por ter um horário mais conveniente.

Conheci o interessantíssimo museu, dei um rolê pela cidade, e à tarde retornei para Girona, para percorrer mais detalhadamente as muralhas, a parte histórica da cidade e o antigo bairro judeu.

Jardins de La Francesa

Foi um dia agradabilíssimo. O início da noite foi dedicado a conhecer a parte moderna de Girona. Já um pouco cansada, aproveitei para dormir um pouco mais cedo, sabendo que teria que acordar às quatro e meia da manhã – Cedo, mas duas horas a mais do que teria em Barcelona.

Jardins del Salemanys

O hotel de Girona foi escolhido principalmente em função de sua proximidade com a rodoviária – menos de dez minutos a pé. Ainda tenho a lembrança do barulho das rodinhas da mala ecoando no silêncio da madrugada (fiquei sem graça com a possibilidade de acordar alguém). O ônibus deixou a rodoviária de Girona às cinco da manhã chegando ao aeroporto pontualmente vinte minutos depois.

Jardins de la Francesa

Depois de um voo tranquilo com sono idem, o pouso em Beauvais coordenado com a partida do ônibus foi um processo tão sereno, que permitiu dormir por mais uma hora. Chegando em Paris, foi só pegar o metrô (nada é perfeito, sem escadas rolantes). Depois de deixar as malas no hotel para mais tarde fazer o check in, já estava aproveitando meu crepe de nutella às onze e meia da manhã, sem sinal de cansaço.

Barri Vell

É claro que poderia ter escolhido um vôo direto de Barcelona para Paris. Apesar do baixo preço pago pela passagem, tive que acrescentar o custo dos deslocamentos Barcelona-Girona e Beauvais-Paris, ou seja, financeiramente a escolha não foi muito vantajosa. A opção aconteceu por conta dos péssimos horários dos vôos diretos que na ocasião estavam disponíveis.

A mudança no roteiro valeu enormemente. Conhecer Girona foi uma extraordinária experiência. Se a Ryanair não fizesse esse trecho, possivelmente eu não teria conhecido essa linda cidade.

6 thoughts on “Obrigada, Sra. Ryanair, sem você eu não conheceria Girona”

1. Ler seus apontamentos sobre Girona me deixaram com saudade. Nossos motivos foram diferentes. Eu fui específicamente para ir a Figueres visitar o Museu Dali e acabei sendo “obrigado” a conhecer Girona. As duas cidades são maravilhosas e eu sempre aconselho essa visita a quem vai a Barcelona.

2. Engraçado: Eu também tinha vontade de visitar o Museu Dali em Figueres. Como já contei, tive dificuldade em encontrar horário de vôo decente saindo de Barcelona. Descobrir que o Aeroporto de Girona ficava perto de Figueres foi o principal motivo desse agradável desvio na rota.

3. É sempre bom viajar com companhia – a alegria é dividida.

4. Olá! comprei uma passagem pelo site edreams. pensei que sairia de barcelona, mas minha ignorancia combinada com a malicia do site, me encaminharam ao aeroporto de girona. depois de 3 copos de limonada, resolvemos aproveitar para conhecer a cidade. obrigada pela dica!

5. Gerunda,

Desculpe o atraso – estava exercendo a função “viajante crônica” e tive problemas com os equipamentos comunicatórios.

Que bom que você teve a sabedoria da limonada. Como eu já sabia previamente que partiria de Girona, providenciei o açucar: O vôo saía cedo e aproveitei para dormir em Girona. Era muito mais barato que Barcelona e bem mais próxima do aeroporto.

Os contratempos e confusões na maioria das vezes são as melhores lembranças da viagem.