Fotografia Oficial – Paris

Compartilhe

Há muito, muito tempo atrás, visitei com meus pais o Parque Estadual de Vila Velha no Paraná para conhecer as impressionantes rochas esculpidas pela erosão em curiosos formatos. A cor do solo era algo que nunca havia visto em minha vida: vermelho com listas laranja e amarelas. A lembrança mais marcante foi a existência de misteriosas placas numeradas, que serviam para marcar o ponto exato para o visitante se posicionar e fotografar cada uma das pedras com o ângulo e a distância perfeitos.

Como toda adolescente que se preza, fiquei revoltada com aquela nojenta interferência no meu livre arbítrio. Para reforçar meu espírito rebelde e contestador, tirei algumas fotos exatamente na demarcação “dos sem criatividade”, só para ser do contra. Naquela época não existia fotografia digital: a gente tinha que esperar um tempão para ver o resultado revelado. Devo confessar que elas ficaram maravilhosas, idênticas às do meu livro de geografia, iguais à do calendário da cozinha, e muito melhores que as minhas “fotos-conceito”.

Esta recordação me veio à cabeça porque procurando uma imagem específica, reparei que tiro um bocado de fotografias, hum, “acadêmicas”. Inconscientemente devo buscar esse “dejà vu”. Se você como eu, também está a fim de montar o seu álbum de figurinhas despersonalizadas, siga-me. Escolhi uma cidade pouco conhecida na França, chamada Paris, para apenas dar uma ideia de como a coisa funciona:

Foto 1: Catedral de Notre Dame vista de trás com direito a arcobotantes, nave e torre (não corte a ponta!)

Catedral Notre Dame

De onde: Quai de La Tournelle bem na esquina com a Pont de l’ Archevêche. Nem precisa tripé: basta apoiar a câmera na amurada da ponte.


Como chegar: Estações de metrô mais próximas: Maubert-Mutualité (linha 10), Pont Marie (linha 7) ou Hôtel de Ville (linhas 1 e 11)


Coordenadas: 48.851320, 2.351278

Foto 2: Arco do Triunfo

Arco do Triunfo

De onde: no espaço central entre as pistas da Avenue des Champs-Élysées, esquina com Place de L´Étoile


Como chegar: Estação de metrô mais próxima: Charles de Gaulle- Étoile (linhas 1, 2 e 16) RER linha A


Coordenadas: 48.873436, 2.296106

Foto 3: Torre Eiffel com direito a barquinhos no Rio Sena

Torre Eiffel

De onde: Junto da escultura “Le Capitaine Fracasse” na Pont de Bir-Hakeim


Como chegar: Estações de metrô mais próximas: Bir-Hakeim ou Passy, linha 6 ou RER C, Champ de Mars- Tour Eiffel


Coordenadas: 448.855770, 2.287937

Mamão com açúcar, não?

Leave a Reply

Your email address will not be published.