Muita calma nessa hora (ou horas?)

Compartilhe

Acrópole

Todo mundo que viaja sabe que além de ter que esperar um tempão para as férias chegarem, vai perder um bom tempo planejando o passeio, organizando o que vai ou não levar, arranjando uma alma para molhar as plantas e alimentar o cachorro. Vai também penar despachando malas no aeroporto, passando pelo controle de passaportes, esperando as malas aparecerem nas esteiras no setor de desembarque, etc. e mais etcs.

Torre Eiffel

Fundamental é não esquecer em casa toda a paciência para encarar tanta esperação e se organizar para que a onipresente instituição da fila não transforme seu passeio em uma fonte de tormentos ou frustrações.

Transbordador Aeri

É muito bom à medida que vamos escolhendo as atrações que desejamos visitar, fazer uma pesquisa para, entre outras informações, saber o nível de popularidade que esse local desfruta. Já imaginou programar para o seu dia de chegada, com noite mal dormida no avião, encarar três visitas com filas de duas horas cada uma delas?

Battistero de San Giovanni

Já pensou que naquela conexão com uma permanência em Paris de seis horas, em que você espertamente planejou ao menos visitar a Torre Eiffel, terá que:

a) Passar pela fila do controle de passaportes;


b) Comprar bilhetes de transporte para sair do aeroporto (nas máquinas ou nas bilheterias sempre com filas);


c) Encarar uma imensa fila para comprar ingresso e finalmente subir a torre;


d) Novas filas para os elevadores internos da torre – tanto para subir como para descer;


e) Voltar novamente para o aeroporto, sendo que se for de taxi, torcendo para que não haja congestionamento (uma fila, só que de veículos);


f) Enfrentar outra fila para passar juntamente com seus pertences pela inspeção de segurança antes da área de embarque.

 

Coliseu

Será que o tempo será realmente suficiente? Como prever quanto tempo tomará cada um desses itens? Encarar uma fila é inevitável na vida de um turista. Acontece que muitas podem ser evitadas. É aí que vale a pena perder algum tempo pesquisando. A maioria dos museus campeões em popularidade vende seus ingressos online.

Funicular del Tibidabo

Da mesma forma como muitas vezes fazemos quando vamos ao cinema ou ao teatro, existem também empresas especializadas em venda antecipada de entradas para atrações turísticas. Se você não quer arcar com os custos do serviço nem tem vontade assumir previamente um compromisso, pelo menos nas férias, procure escolher dias ou horários menos concorridos para fazer a visita.

Museu do Louvre

O cotadíssimo Museu do Louvre em Paris, por exemplo, possui outros acessos menos concorridos que o da pirâmide. Nas quartas e sextas feiras têm o horário de visita estendido, fechando às dez da noite. Se você for portador do Paris Museum Pass vai escapar da fila e se não quiser se prender a passes, pode também comprar os ingressos de determinadas atrações e espetáculos em lojas especializadas neste tipo de venda na própria cidade.

2 thoughts on “Muita calma nessa hora (ou horas?)”

  1. Adorei seus posts!
    Estou tentando planejar minha viagem. Tenho do meio dia áté 22 hs de uma sexta-feira em Paris, entre um voo e outro, voltando da Alemanha para o Brasil. Você acha que vale a pena sair do aeroporto? Fazer o que pra otimizar o tempo curto? Quanto tempo será que leva cada etapa – imigração, viagem de metrô ate algum lugar, algum passeio, almoço e volta, incluindo embarque? Não tenho idéia…na verdade, almoço é só desculpa para sentar numa cadeira em alguma daquelas calçadas, rsrs.
    Se puder me ajudar, agradeço!
    Boa sorte pra vc!

    Lydia

  2. Oi Lydia,
    Eu sou um bocado fominha e acho que sempre vale a pena se sair de um aeroporto desde que isso não envolva risco nem estresse de perder um vôo. Fosse eu não pestanejaria: Paris na veia, mas com cautela.
    Entretanto é necessário saber quais os aeroportos envolvidos,e se você chega sem atraso ao meio dia e se o outro vôo parte às 22 horas -não seria às 23?
    Caso sua chegada e partida sejam pelo Charles de Gaulle,em uma estimativa bem pessimista, diria que você teria condições de sair do aeroporto uma hora depois do pouso. Para chegar à cidade de Paris teria os ônibus da Air France, saindo a cada 15 minutos para o Arco do Triunfo, viagem entre 35 a 60 minutos (ida e volta em torno de 25EUR), ou o Roissy Bus, também saindo a cada 15 minutos, 60 minutos de viagem, passagem a 9,60EUR indo até à rue de Scribe, ao lado da Opera de Paris. Dali é um pulinho na Galerie Lafayette, com um razoável restaurante no último andar (já fiz um post sobre o terraço), dar uma rápida espiada na Igreja da Madeleine, na Place de la Concorde e um taquinho da Av.des Champs Elysées,por exemplo.
    O importante é saber direitinho de onde, no aeroporto, saem os dois ônibus, os terminais envolvidos,os horários precisos de saída e retorno, e estar de volta ao aeroporto pelo menos duas horas e meia antes do embarque.
    Acho que se o primeiro vôo não atrasar,a conexão dá pelo menos quatro horas na Cidade Luz.
    Dei uma sugestão meio apressada, mas factível, para mostrar que é possível ver alguma coisa que não tenha fila – não sei quais são as suas preferências.
    Qualquer dúvida é só escrever.
    Mônica

Leave a Reply

Your email address will not be published.