Madri, paraíso tropical

Compartilhe

Estação Atocha

Quem chega ou sai da capital espanhola pela estação de trens de Atocha, encontra encravada no saguão principal uma agradável surpresa: Uma densa floresta tropical no centro da cidade, verdadeiro oásis no meio do burburinho de pessoas indo e vindo.

Estação Atocha

A bonita estação de Atocha é o maior complexo ferroviário da Espanha, compreendendo as estações de Madrid Atocha Cercanías e Madrid Puerta de Atocha.

Estação Atocha

De lá partem os AVE, modernos trens de alta velocidade para Barcelona na Catalunha e Sevilha na Andaluzia. Também de Atocha saem os trens para as cidades no sul da Espanha e para as cidades próximas a Madri, além dos trens internacionais para a França, Suiça e Itália.

Estação Atocha

Se a estação de Atocha fosse uma loja poderia se dizer que ocupa um excelente “ponto”, desfrutando de uma situação privilegiada na cidade. A fachada original fica na Plaza del Emperador Carlos V para onde convergem Calle de Atocha, Paseo del Prado, Paseo de la Infanta Isabel, Avenida de la Ciudad de Barcelona, Calle de Méndez Álvaro, Paseo de las Delicias, Paseo de Santa María de la Cabeza e Ronda de Atocha.

Estação Atocha

Foi a primeira estação de trens de Madri e já se chamou Estacion del Mediodia. Foi destruída por um incêndio e reconstruída recebendo o nome de Atocha em homenagem a Nossa Senhora de Atocha, cuja basílica fica próxima. Em 1992 foi construído um novo terminal de trens.

Estação Atocha

O antigo prédio foi remodelado e parou de funcionar como estação. O espaço foi transformado em um enorme átrio onde funcionam cafés, lojas, restaurantes e o impressionante jardim tropical com 4000 metros quadrados.

Estação Atocha

Mesmo para quem não pretende tomar um trem, é interessante visitar a estação e conhecer seu jardim. Muitíssimo bem cuidado, o nível de umidade é frequentemente mantido por meio de aspersores de água. No calor é uma delícia pegar uma carona no banho das plantas. Para as crianças ainda tem a atração extra do tanque com peixes tropicais e tartarugas.

Estação Atocha

O jardim tropical da estação de Atocha abre diariamente das 11 às 13 horas e das 18 às 20 horas, mas em algumas ocasiões pode estar fechado para a realização de eventos ou para manutenção.

Estação Atocha

Chegar lá é muito fácil: Além do metrô, estação Atocha-RENFE da linha 1, passam por lá diversas linhas de ônibus: 47, 55, 19, 85, 10, 24, 57 e 102. O endereço da estação é Plaza Emperador Carlos V, “CEP” 28012, Madrid.

12 thoughts on “Madri, paraíso tropical”

  1. Sempre bom lembrar que o jardim FECHA PARA ALMOÇO. Essa é a Espanha.

  2. A Espanha fecha para almoço: As pessoas se desmaterializam por volta das duas da tarde e ressurgem lá pelas cinco. Fica a maior tranquilidade. Para fotografar é uma beleza. Eles fazem a “siesta” e nós a “fiesta”.

  3. Alphonso, Beverly, Marva, Joy, Alex,
    Obrigada pelo incentivo. Esse jardim é inspirador

Leave a Reply

Your email address will not be published.