Acessibilidade nota 10

Compartilhe

O Parc da Ciutadella é considerado o pulmão de Barcelona, Espanha. Com uma imensa área verde, é capaz de prender um visitante por um dia inteiro de tantas atrações que oferece. É lá que fica o Zoológico de Barcelona, o Museu de Zoologia, o Museu de Geologia o Museu de Arte Moderna e o Parlamento Catalão

Parc Ciutadella

Um dos locais favoritos pelos barceloneses para descansar nos fins de semana, também é escolhido por músicos e dançarinos populares para suas apresentações. Nos meses de verão de junho a agosto, há concertos de jazz gratuitos nas noites de quartas e sextas-feiras. Tem de tudo para agradar todas as tribos, incluindo deficientes e crianças deficientes. Logo na entrada do parque, um mapa com relevo e cores vibrantes fornece orientação para deficientes visuais:

Parc Ciutadella

No parque há também uma fantástica área de recreação . Todos os brinquedos foram planejados para todas as crianças com deficiência ou não possam aproveitar o espaço, com ajuda dos responsáveis sozinhas. Ao contrário dos parquinhos tradicionais, não existe divisão de áreas para as diferentes faixas etárias, embora junto de cada brinquedo exista uma placa sugerindo a idade das crianças a quem ele se destina. Todas as placas possuem caracteres em Braille. Os brinquedos ficam distribuídos em três áreas, cada uma com um material de piso diferente.

Parc Ciutadella

No trecho com piso de areia, há uma caixa de areia para os pequenininhos que ainda não andam se sentar, cavar, espalhar areia e se sujarem à vontade. Há também uma mesa com areia com altura para uma criança pode brincar sentada em uma cadeira de rodas. Nessa área também ficam alguns instrumentos musicais como um xilofone.

Parc Ciutadella

Na área de com piso de borracha, planejada para brincadeiras que envolvam uma eventual queda, existe uma rampa que permite fazer a transferência de uma criança da cadeira de rodas para o escorregador. Nessa rampa uma parte do piso é revestida com diferentes texturas (madeira, borracha e grama artificial) para estimular crianças com deficiência visual.

Parc Ciutadella

Ainda na parte emborrachada estão uma estação para escalada em uma elevação com cordas e pinos para apoio, um vai-e-vem e também um balanço especial: um cesto grande feito para comportar crianças que precisem ficar deitadas.

Parc Ciutadella

No espaço com piso de concreto, uma trilha com ranhuras e corrimãos para serem utilizados por deficientes visuais, e um painel para aqueles que ainda não lêem possam conhecer, aprender e brincar com o sistema Braille. Há também Além disso, há também um espaço com bancos, mesas e material para desenho e pintura, e um bebedouro acessível. Ou seja, tem de tudo isso e mais outras brincadeiras que a imaginação dos pestinhas inventar.

Parc Ciutadella

A área de recreação infantil do Parc Ciutadella fica próxima a parada de transportes públicos (também adaptados para deficientes), com acesso direto para o portão na confluência do Passeig de Picasso com a Avenida Marques de Argentera, localizado ao lado da Capela, em frente à Praça de Armas. Para quem vai de carro, o estacionamento tem piso plano ou com rampas, facilitando o acesso para cadeiras de rodas. Mais informações: http://w3.bcn.es/XMLServeis/XMLHomeLinkPl/0,4022,375670355_376776313_3_697210035_detall,00.html?accioPJ=detall

Parc de Joan Miró ou l'Escorxador

Além desse “parquinho” dentro do Parc Ciutadella, Barcelona oferece em outros nove bairros áreas de recreação com acessibilidade nota dez:

– Distrito de Les Corts – Jardins de Sant Joan de Déu

– Distrito de Eixample – Parque de Joan Miró

– Distrito de Sants-Montjuïc-Jardins de Can Mantega

– Distrito de Sarrià-Sant Gervasi – Jardins de Moragas

– Distrito de Gràcia – Plaça Antoni Puigverd

– Distrito de Horta-Guinardó – Praça Josep Pallach

– Distrito de Nou Barris – Parc de Can Dragó

– Distrito de Sant Andreu – Parc Pegaso

– Distrito de Sant Martí – Parc de Sant Marti

Leave a Reply

Your email address will not be published.