Turista até debaixo d’ água

Compartilhe

Londres, Inglaterra

Quem viaja para um lugar conhecido por seu inverno rigoroso com certeza está procurando neve e sai de casa preparado. Encontrá-la não será nenhum transtorno. Se a ideia é esquiar, maravilha! Porém, uma tempestade de neve ou chuva torrencial que aparecem do nada podem arruinar um bom passeio, além de atrasar ou cancelar voos. E isso não dá para adivinhar.

Veneza, Itália

Sem dúvida é muito frustrante ver aquela planejada visita de um dia, cuja passagem você comprou meses antes, e que não pode ser trocada, não acontecer ou não ser tão bem aproveitada. Uma consulta ao histórico de chuvas na época da visita pode ser uma boa ajuda na hora de avaliar os riscos do passeio.

Amsterdam. Holanda

Ainda que não sejam infalíveis, as estatísticas mostram o padrão médio de tempo e temperatura e índice pluviométrico dos lugares para onde se pretende ir, no período de sua viagem. Ao menos serve para sair de casa com a roupa certa escolhida.

Dubrovnik, Croácia

Se suas férias marcaram encontro com a chuva, não adianta ficar chorando amargas lágrimas. Você terá que decidir entre ficar trancado num quarto de hotel assistindo TV e as suas férias escorrendo ralo abaixo, ou encarar com espírito esportivo: abrir a mala, pegar uma capa e um guarda-chuva e sair por esse mundo molhado em busca de diversão.

Frankfurt, Alemanha

Embora um dos objetivos deste post seja lembrar que não podemos permitir que uma simples chuva atrapalhe férias por tanto tempo esperadas, é importante também usar esta mesma flexibilidade para discernir quando a situação deixa de ser apenas um tempo enfarruscado e recuar.

Edimburgo, Escócia

Não é o desejado, mas um inesperado fenômeno climático de grandes proporções pode acontecer em qualquer lugar e é importante saber como se safar delas ou, na impossibilidade disso, como se proteger da melhor maneira possível. Por isso, mesmo que já por muitos sabido, não custa repetir aqui algumas medidas de segurança a se tomar em situações meteorológicas adversas:

Tempestades – Não ignorar os sinais de uma tempestade que se aproxima. Até encontrar abrigo, caminhar pela calçada rente aos muros tomando cuidado com pisos escorregadios ou escadas e evitando tocar em postes. Se estiver em uma praia, jamais fique na água

Raios e Tempestades magnéticas – Suspender atividades em áreas abertas ou água como caminhadas, golfe ou pescaria e buscar abrigo em locais a uma distância segura de árvores, postes ou torres metálicas. Estações de metrô e veículos fechados (evitando tocar nas partes metálicas) são boas alternativas;

Enchentes – Não caminhar por áreas alagadas para não ser arrastado pela força da correnteza. Não dirigir por estradas inundadas ou tentar atravessar riachos. Procurar abrigo em locais altos e passar a evitar a água de fontes bebendo apenas a engarrafada;

Ventania – Evitar em áreas externas a proximidade de placas e cartazes, árvores e fiação elétrica aérea. Buscar imediatamente abrigo no interior de prédios, permanecendo longe de janelas ou objetos que possam ser arremessados pelo vento.

Granizo –Pode oferecer risco de ferimentos na cabeça por pedras grandes. Um abrigo coberto (e resistente) também deve ser procurado mesmo que em um veículo pois as janelas podem ser facilmente quebradas pelas pedras mais pesadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.