Um grande amigo não se esquece da gente

Compartilhe

Turismo é uma das principais fontes de renda da Escócia. Lugar com lindas paisagens, povo simpático, cheio de histórias de heróis, castelos e fantasmas, ingredientes que encantam qualquer tipo de visitante.

Greyfriars Bobby

>Uma das maiores atrações de Edimburgo é uma estátua em homenagem a Greyfriars Bobby, um cão que se tornou celebridade local por conta da lealdade que dedicou a seu dono. A história de Bobby (verdadeira) é tão bacaninha que virou filme: “Meu leal companheiro”, de 1961.

Greyfriars Bobby

Bobby não se separava de seu dono John Gray, um guarda noturno. Depois de dois anos de convivência, John morreu de tuberculose em 1858 e foi enterrado no cemitério da Igreja de Greyfriars. Na manhã seguinte o zelador do cemitério encontra o cão deitado em cima do túmulo de seu dono. Como ali não era permitida a entrada de animais, Bobby foi expulso do cemitério. Essa história se repetia todos os dias. O zelador acabou desistindo, passando inclusive a dar comida para o cão. E assim foi por catorze anos até a morte de Bobby em 1872.

Greyfriars Bobby

A lealdade de Bobby comoveu a cidade. Os moradores o alimentavam e arranjaram abrigo, mas ele sempre voltava para seu posto no cemitério, mesmo com o frio inverno. Havia uma lei na Escócia que não permitia animais sem dono. Por conta disso, ele teria que ser sacrificado. Sir William Chambers, importante autoridade na cidade, sensibilizado pagou pela renovação da licença de Bobby.

Greyfriars Bobby

Quando morreu, Bobby foi enterrado nos jardins da Igreja ao lado. Embora fora do cemitério, que era campo santo, acabou ficando bem perto do túmulo de seu dono. Sua lenda era tão conhecida, que no ano seguinte foi erguida uma estátua em sua homenagem, e virou uma das atrações mais fotografadas da cidade. Consta que a estátua voltada para o cemitério teve a sua posição ligeiramente modificada por alguém do pub em frente para que ele sempre aparecesse nas fotos.

Greyfriars Bobby

A estátua está até hoje no mesmo lugar, na esquina da Candlemakers Row com a King George IV Bridge. Partindo do Castelo de Edimburgo, caminhe pela Royal Mile até o sinal, virando à direita e descendo pela George IV Bridge. O monumento de Bobby fica no lado oposto ao do National Museum of Scotland.

Greyfriars Bobby

Muito perto de Bobby, em frente ao museu, no 21 da George IV Bridge, fica o café “The Elephant House”, que se autodenomina o berço de “Harry Potter”, pois foi ali, entre uma e outra xícara de chá que JK Rowling escreveu alguns capítulos de “A Pedra Filosofal”.

The Elephant House

O sitio oficial de Bobby:

http://www.greyfriarsbobby.co.uk/home.html

Museu Nacional da Escócia:

http://www.nms.ac.uk/our_museums/national_museum.aspx

The Elephant House:

http://www.elephanthouse.biz/#

Leave a Reply

Your email address will not be published.